Amazonas

O devocional Boa Semente chegando ao Amazonas

Amados irmãos e amigos do devocional Boa Semente,

entre os dias 13 e 22 de dezembro de 2021, três irmãos fizeram uma viagem às regiões remotas do estado do Amazonas. Há pelo menos 5 ou 6 anos, a irmã Sara de Bogotá, Colômbia, viaja à região da tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru.

Ali, no município brasileiro de Tabatinga, vizinho de Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru), ela tem feito um trabalho de distribuição dos devocionais Boa Semente e La Buena Semilla entre a população local, juntamente com outra irmã, Zenaida, natural de Tabatinga. Soubemos desse trabalho realizado ali e decidimos acompanhar essas irmãs, trabalhadoras árduas na obra de nosso Senhor naquela região.

Acompanhamos de perto como elas se empenham para levar os devocionais e outras literaturas, tanto em português como em espanhol às diversas comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas da região.

Ao lado: chegada a Tabatinga pelo Rio Solimões

Assim, índios das tribos tikuna, hoitoto e cocama, bem como muitos dos ribeirinhos, estão sendo confrontados com a mensagem do evangelho.

Ao lado: um índio da etnia tikuna

Para chegar a esses lugares, muitas vezes são necessárias caminhadas de várias horas pela selva e sob o sol ardente, com temperaturas de 30 a facilmente 45-50 graus no sol, enfrentando trilhas e caminhos difíceis, por vezes lamacentos e encharcados pelas chuvas torrenciais, comuns naquela região, principalmente próximo ao fim do ano.

Ao lado: uma caminhada pela selva em La Milagrosa, Colômbia

Em outros momentos tem que se usar canoas e barcos. Essas duas irmãs carregam frequentemente, cada uma, em torno de 30 a 40 quilos de devocionais e literaturas em suas mochilas.

Tivemos o privilégio de levarmos devocionais a lugares como Tabatinga, Letícia, Santa Rosa, Isla Fantasia, Benjamin Constant, La Milagrosa e, pela primeira vez, também à comunidade colombiana de Puerto Nariño. Em vários lugares, tivemos oportunidades de expor a Palavra de Deus, responder perguntas acerca de temas bíblicos, e ter reuniões espontâneas.

Na ilha peruana de Santa Rosa, banhado pelo Rio Solimões, ali chamado de Amazonas, tivemos a oportunidade de ter uma reunião espontânea na casa e no próprio escritório do Juiz de Paz da comunidade – um cristão, contudo com muitas dúvidas e perguntas quanto à Bíblia.

Ao lado: o Juiz de Paz de Santa Rosa, Peru.

Muitas vezes, notamos que há fome pela Palavra de Deus.

Ao lado: Prefeitura de Puerto Nariño / Amazonas – Colômbia

Em Puerto Nariño, espontaneamente alguns empregados da prefeitura municipal organizaram uma reunião, na qual foi possível falar do evangelho dentro da própria prefeitura para as pessoas da audiência, que em boa parte ainda não eram salvas.

Além disso, a irmã Sara tem se ocupado das crianças em vários lugares – inclusive em um bairro da periferia de Tabatinga, onde ela reúne em torno de 60 crianças para lhes falar do amor de Deus no Senhor Jesus. As tradições e a cultura local muitas vezes atrapalham a semente da Palavra como a própria vida das pessoas – por exemplo, quando uma menina de apenas 12 anos expressa: “Não tenho tempo de ir à escola. Preciso arrumar um marido”.

Queremos animar vocês, amigos do DLC, para que orem de forma especial por aquela região remota do Amazonas — nos 3 países Brasil, Colômbia e Peru. Orem para que a semente da Palavra de Deus brote nos corações, especialmente das crianças, mas também dos adultos. Orem por essas duas irmãs que exercem esse ministério de distribuição dos devocionais naquela área.

E como editora DLC nos colocamos também em suas orações, para que também nesse ano de 2022 esse trabalho possa ser feito. Com os melhores desejos das bênçãos do Senhor para você e sua família, somos

A sua equipe DLC

P.S.: Ah, e se você quiser fazer parte dessa missão, possibiltando a distribuição de devocionais naquela região tão remota de nosso país, clique aqui agora.