Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.

Miqueias 7:7

O PROFETA MIQUEIAS

O profeta Miqueias era um contemporâneo mais jovem de Isaías. Ele viveu e atuou no reino de Judá, numa época de profunda decadência moral sob o ímpio rei Acaz.

Naquele tempo, pecados terríveis aconteciam em Judá. Miqueias relata que os príncipes de seu povo odiavam o bem e amavam o mal, e que o melhor entre eles era como um espinheiro, e o mais íntegro, pior que uma cerca de espinhos (cps. 3:2; 7:4). Mas também na multidão do povo havia muitas transgressões e pecados. Por isso, Miqueias teve de anunciar o juízo de Deus: “Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa [o templo] como os altos de um bosque” (cp. 3:12).

Mas, mesmo em meio à situação desesperadora de seu povo e a despeito da perspectiva sombria do juízo futuro, Miqueias não se desespera. Ele tem um segredo, algo que o mantém alegre e confiante. Ele exclama: “Eu, porém, olharei para o Senhor”! Ou seja, ele dirige seu olhar para cima. Não olha para as pessoas. Afasta o olhar da perversão que o cerca. Ele contempla o Deus da sua salvação. Neste momento, só o Senhor pode ser seu refúgio. Assim, Miqueias se mantém confiante, apesar de todas as dificuldades, e diz: “Esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá… se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz” (cp. 7:7-8).

Hoje, esse “olhar de Miqueias” — esse olhar para o Senhor — é importante para todos nós que Lhe pertencemos e confiamos nEle. Nós também vivemos tempos difíceis, mas o Senhor é a nossa luz!