Todos estes [as testemunhas da fé]... confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

Hebreus 11:13,16

A CASA ETERNA

Logo após a Segunda Guerra Mundial, ao visitar um amigo em Londres, o meu avô viu muitas casas que foram destruídas por bombas. Passando por uma rua devastada, eles observaram os escombros de uma casa na qual apenas algumas partes das paredes do térreo permaneceram, junto com a estrutura da porta da frente. Acima dela, o dono havia entalhado o seguinte texto bíblico: “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (2 Coríntios 5:1). O que havia acontecido com os habitantes daquela casa? Eles puderam refugiar-se em um abrigo? Meu avô nunca descobriu isso, mas o testemunho acima da porta deu a certeza da fé deles nas promessas de Deus.

O tabernáculo, do qual o apóstolo falou, é o corpo, a parte exterior da nossa alma e espírito. Quando um crente morre, o seu corpo vira pó, a sua alma é recebida pelo Senhor Jesus no Paraíso, de acordo com a promessa feita ao malfeitor arrependido (cf. Lucas 23:43). Ela descansa com o Senhor Jesus, aguardando o dia glorioso, quando o Seu poder será revelado na ressurreição dos mortos e na transformação dos vivos; Ele irá dar-lhes um corpo novo, glorioso, a casa permanente para suas almas. Esse não será mais um frágil e corruptível tabernáculo, mas um edifício eterno. E, nesta nova condição, todos os que foram salvos pela fé no Senhor Jesus irão residir para sempre na casa do Pai.