E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco... E ele [Jesus] estava na popa, dormindo sobre uma almofada.

Marcos 4:37-38

JESUS, O TODO-PODEROSO

O Senhor Jesus acabara de dispensar a multidão, e os discípulos haviam levado o Seu Mestre ao barco, “como ele estava”. Cansado do trabalho do dia, Ele dormiu na popa. Ele não escondeu sua fadiga dos olhos de Seus discípulos: o Filho de Deus era, de fato, verdadeiramente homem. No entanto, nesse estado humilde Ele permaneceu o Senhor que “encerrou os ventos nos seus punhos… amarrou as águas numa roupa” (Provérbios 30:4). Isso era algo que os discípulos estavam prestes a reconhecer com certo espanto.

No início, eles só viram seu próprio desamparo quando a tempestade violenta surgiu, em vez de deixar as coisas à Sua orientação divina. Eles O haviam levado consigo no barco, “como ele estava”, mas eles mal reconheceram quem Ele era. Esta tempestade foi para revelar algo sobre Sua glória.

A nossa fé também não é testada? Quando a tempestade é desencadeada e as ondas se elevam, quando as provações se chocam contra nós, muitas vezes pode parecer que o “barco da nossa vida” está se enchendo de água e afundando. Em tais situações, só podemos manter nossa paz de espírito contemplando a grandeza e a glória do Filho de Deus. Se Ele parece estar adormecido enquanto nossas preocupações e agitações permanecem, não devemos esquecer que o vento e as ondas ainda estão sob o Seu controle, como quando Ele se levantou e ordenou com autoridade que eles se aquietassem. O vento diminuiu; houve uma “grande bonança” (v.39). Essa é a experiência da fé.