Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas.

Rute 1:22

VOLTANDO PARA DEUS

Duas expressões do versículo de hoje precisam ser consideradas em particular: voltou e colheita das cevadas. A vida de Noemi demonstra o que acontece quando nos afastamos de Deus e de Seus atos de disciplina para conosco. Ele havia procurado tocar os corações dos israelitas e trazê-los de volta a Ele. Mas Elimeleque, o esposo de Noemi, considerou essa medida um motivo para se mudar com sua família para outro país, onde os habitantes eram pagãos. Em consequência, Elimeleque e seus dois filhos morreram em Moabe. Quando os que creem resolvem percorrer os seus próprios caminhos sempre terão sofrimento. Quando Noemi ouviu que Deus havia dado novamente pão ao Seu povo, ela retornou a Belém; uma mulher amargurada que confessava: “Porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso” (v.20). Todavia, ela retornou; isso era o essencial. O que ela encontrou em seu retorno? Que em Seu cuidado Deus tinha preparado uma bênção para ela, a colheita de cevadas havia acabado de começar. As suas necessidades seriam supridas.

Como isso é encorajador para todos que se afastaram do Senhor por um caminho de desobediência. Deus busca nos trazer de volta, e usa meios doloridos, se não for possível de outra forma. Ele não quer que nenhum dos Seus se disperse. Ele quer nos trazer de volta ao Seu coração de amor. Se admitirmos que agimos por vontade própria, nos submetermos à Sua mão punitiva e retornarmos, o que nos espera? Os braços abertos do nosso amoroso Pai que está pronto para nos perdoar e nos dar bênçãos adicionais. Quão bom é o nosso Pai Celestial!