E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.

Êxodo 16:2

INSATISFAÇÃO COM DEUS

O povo terreno de Deus murmurou contra o Senhor em várias ocasiões. Estando insatisfeitos, eles desabafavam sua raiva sobre seus líderes, Moisés e Arão, mas na realidade as suas murmurações eram direcionadas a Deus. Nós nunca agimos de igual modo?

A murmuração é a expressão do coração insatisfeito com a forma que Deus age. Ela surge da velha natureza do homem. Em lugar de confiar no Senhor, O qual tem demonstrado em incontáveis ocasiões Sua bondade e fidelidade para conosco, nós encontramos algo em nosso caminho que nos incomoda.

As nossas murmurações não são nada mais do que duvidar do amor e da sabedoria de Deus. O diabo está pronto para agitar esses pensamentos de incredulidade. Com os seus “dardos inflamados” (Efésios 6:16) de dúvidas, ele abala a nossa confiança em Deus e em Seu amor. Nós podemos nos defender contra eles com o “escudo da fé”.

Será que percebemos que por meio das nossas reclamações, murmurações e insatisfação nós só revelamos a nossa falta de confiança em Deus e a nossa ingratidão? Como podemos evitar este triste estado do coração? Agradecendo ao nosso Deus e Pai por toda a bondade que Ele tem demonstrado para conosco.