Ora, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

Gênesis 3:1

A ASTÚCIA DE SATANÁS

Nós, seres humanos, nunca seremos capazes de derrotar a astúcia do diabo, exceto vigiando pela fé. Essa é a única arma contra as dúvidas que Satanás almeja semear em nossos corações em qualquer momento de desatenção. Não devemos subestimar aquele que é o inimigo de Deus e dos homens. Martinho Lutero disse: “Suas armas são: muito poder e astúcia”. Satanás é “mentiroso, e pai da mentira” (João 8:44). O seu passatempo particular é vender mentiras como se fossem verdades. Se lhe dermos atenção, ele não nos considerará seus adversários. Todavia, contra uma coisa ele está desprotegido: a Palavra de Deus. Se basearmos a nossa resistência na Bíblia, citando-a para ele com total certeza, ele será derrotado e recuará.

Ele gosta de sussurrar em nossos ouvidos: “Faça o que você quer fazer. Deus não irá reagir tão severamente quanto a este pecado”. Se nos rendermos a tais sugestões sedutoras, ele irá contra atacar dizendo: “Olha, essa ação foi grave demais para que Deus possa perdoar”. Essa mentira já atormentou muitas pessoas. A Palavra de Deus diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9). Nenhum pecador, embora culpado, deixou de obter o perdão de Deus após uma confissão sincera dos seus pecados. Também não existe algum pecado tão insignificante que não precisa do mesmo perdão que os outros pecados necessitam. Coloquemos nossa confiança completamente em Deus e em Sua Palavra, para então termos descanso e paz para nossas consciências perturbadas.