Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção.

Salmo 130:7

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmos 130 e 131)

Não é a opressão do Salmo 129, mas o sentimento de pecado que leva a alma do salmista às profundezas (Salmo 130:1). No entanto, não importa quão baixo se sinta, ele sempre pode clamar a Deus. No Senhor há “copiosa redenção” (v. 7).

O versículo 4 talvez nos surpreenda. Parece que o perdão deveria causar outro efeito que o temor. Mas o oposto é verdadeiro! A graça nos dá noção da real profundidade do horror de nossa essência e de quanto nosso Salvador teve de fazer para nos resgatar do pecado (Romanos 6:14; 1 Pedro 1:17-19).

Segundo as palavras do Salmo 131, as provações do fiel desempenham um papel importante em humilhá-lo e quebrar seu orgulho (v. 1). Deus prova Seus filhos, e temos de nos submeter à disciplina divina. À medida que nos rendemos, nosso coração se torna gradualmente mais manso e simples. Assim como a criança recém-nascida busca os seios da mãe para saciar sua fome e sede, buscamos o colo de nosso Pai celeste para obter o alimento e o descanso de que necessitamos. Saciados em nosso espírito pela “copiosa redenção” que nEle há (Salmo 130:7), podemos fazer calar a turbulência de nossa alma. É por isso que o salmista repete no final destes dois salmos: “Espera… no Senhor” (Salmos 130:7; 131:3)!