Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.

Salmo 115:1

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 115)

Como antes havia feito Moisés e Josué, muito mais tarde o remanescente de Israel pedirá a Deus que intervenha para Sua glória, a fim de que Seu Nome seja conhecido por todas as nações (vv. 1-2; Êxodo 32:12; Josué 7:9). Sim, o Senhor aceitará mais uma vez o desafio que tão frequentemente afligiu Seu povo: “Onde está o Deus deles?” (v. 2; veja Mateus 27:43).

“No céu está o nosso Deus”, responde o fiel, “e tudo faz como lhe agrada” (v. 3)! Quanto às pessoas do mundo, em geral não é difícil descobrir onde repousam as afeições delas. A maioria não se envergonha de seus ídolos: prata e ouro (v. 4), os produtos da arte e tecnologia, entretenimentos e prazeres, junto com cantores, estrelas ou personalidades do momento. Proclamemos também quem é o nosso Deus. Façamos isso de tal maneira que Seu Nome seja conhecido de agora em diante por aqueles à nossa volta. Isso acontecerá na medida em que buscarmos a Sua glória e não a nossa (v. 1) — e também na medida em que todos possam ver que colocamos a nossa confiança apenas nEle (v. 11).

Em contraste com o louvor e as bênçãos terrenas do reino (vv. 16-17), como cristãos, regozijamo-nos no fato de que estamos mortos com Cristo e temos nosso lugar na ressurreição com Ele nos lugares celestiais.