Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?

João 6:30

Por que essa necessidade de fé? (1)

Por que devemos crer que Jesus é o Filho de Deus? Como podemos saber que Sua afirmação de ser o único caminho para Deus é certa? Os contemporâneos do Senhor Jesus exigiam sinais como prova de Seu poder divino. Jesus realmente havia realizado muitos milagres que ninguém mais poderia fazer. Como resultado, “muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome”. Mas Sua reação foi reservada: “Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia… porque ele bem sabia o que havia no homem” (João 2:2325). O Senhor sabia que a fé baseada apenas em sinais não poderia ser genuína nem permanente. Por isso, Ele os advertiu: “Se não virdes sinais e maravilhas, não crereis” (João 4:48). No capítulo 6, v. 2, lemos que “grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos”. Ainda assim, no versículo 30, nós os vemos exigindo mais um sinal. Milagres notáveis ​​podem chamar a atenção para Cristo e impressionar a mente e os sentimentos das pessoas por um tempo. Mas as decisões da vida são feitas em nossos corações; e se nosso coração não está convencido pela verdade, então não há lugar para uma fé viva em Cristo. Podemos tomar nota das provas da divindade de Jesus, mas se nosso coração se recusar a reconhecer Suas reivindicações, seremos como o povo de Seu tempo, de quem finalmente é relatado: “ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele” (João 12:37).

Continua