Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.

João 6:68-69.

Por que essa necessidade de fé? (2)

Uma grande multidão havia seguido ao Senhor Jesus porque ficara impressionada com Seus milagres poderosos (v. 2). Mas então o Senhor deixou claro, por meio de linguagem figurada, como eles poderiam ser curados da doença do pecado e receber a vida eterna. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna” (v. 54). Diante de palavras tão contundentes, muitos de Seus seguidores se escandalizaram e “tornaram para trás, e já não andavam com ele” (vv. 60,66). O significado das palavras do Senhor é este: somente porque Ele sacrificou Sua vida voluntariamente na cruz, os pecadores podem ser reconciliados com Deus. Ao apropriarmo-nos da Sua morte, mediante a fé, recebemos a vida eterna. Mas nossos corações orgulhosos dificilmente irão admitir que nossa distância de Deus é tão grande e que não podemos fazer nada para superá-la, de modo que outra Pessoa teve que morrer por nós. Então o Senhor perguntou aos doze apóstolos se eles também iriam embora. Pedro deu a resposta enfática do versículo de hoje. Ele não fez nenhuma menção aos sinais e maravilhas do Senhor. A fé do apóstolo estava fundada nas palavras do Senhor. Suas palavras os colocaram à luz de Deus. O Senhor havia dito a eles a verdade sobre sua vida, e eles não podiam contestar. Eles reconheceram o veredicto de Deus e aceitaram o perdão dos seus pecados por meio de Jesus Cristo. Então, eles creram nEle, não superficialmente ou cegamente, mas genuína e constantemente. Eles realmente reconheceram quem era Jesus Cristo.

Concluído