Jamaica

Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe, e possui esse nome por conta dos povos indígenas, os Taínos, que chamavam a ilha de “Xaymaca” em sua língua, significando “Terra da Madeira e da Água” ou “Terra das Fontes”. Uma curiosidade sobre o país é que ele possui o sétimo maior porto do mundo, localizado na capital, Kingston. E o cristianismo é a maior religião praticada na Jamaica.

O propósito deste texto é falar um pouco de como começou a obra feita pelos chamados “irmãos” na Jamaica, e como estão indo as coisas atualmente.

O trabalho de evangelização começou em 1869 na Jamaica, e eles tiveram o privilégio de receber a visita de John Nelson Darby. O trabalho começou com 6 assembleias e outras 7 foram acrescentadas posteriormente. Mas, atualmente, existem 29 testemunhos locais da Igreja na ilha.

O país é dividido em 14 unidades administrativas, e as 29 assembleias se encontram espalhadas por 7 dessas partes. O número médio de pessoas em comunhão prática à Mesa do Senhor varia de 10 em algumas assembleias, e mais de 50 em outras. Existem 6 irmãos com suas esposas que atualmente operam como trabalhadores em tempo integral na obra do Senhor.

Geralmente, ocorriam 50 conferências anualmente. Durante o tempo da covid, a maioria delas foi realizada virtualmente, mas esse ano elas têm, graças ao Senhor, retornado a ser presencialmente. As reuniões que geralmente ocorrem nas assembleias são: o partir do pão, oração, ministério, evangelização, reuniões de jovens, escolas dominicais e outras reuniões especiais.

Existe um programa muito bom de acampamentos — Oceanview Bible Camp (OVBC). O acampamento é de propriedade dos irmãos na Jamaica, e possui como missão levar as pessoas a conhecer a Cristo como Salvador, possuí-Lo como Senhor e andar com Ele no dia a dia. O acampamento ocupa treze hectares e meio de terra no sul de St. Elizabeth, uma daquelas quatorze unidades administrativas da Jamaica, e ainda por cima, com vista para o Mar do Caribe. O local fica próximo ao mundialmente famoso penhasco Lover’s Leap. Ele é constantemente varrido pela brisa fresca do Caribe e representa um esconderijo ideal para um retiro espiritual e recreativo.

Este pode acomodar 120 pessoas, usando dormitórios e quartos individuais. Os edifícios incluem seis dormitórios para homens, oito dormitórios para mulheres, doze quartos de funcionários que também podem acomodar casais, um prédio da direção, um quarto de enfermeiras, um auditório, uma piscina e um par de gazebos.

Geralmente vão de 60 a 120 pessoas em cada evento, e os acampamentos têm duração de 1 semana. Também realizam uma conferência de 3 dias nessa localidade. Essa conferência geralmente conta com a presença de irmãos de outros países.

A instalação pode ser alugada por outras pessoas cristãs, o que permite que tenha caixa para suprir as finanças, além de contar com as doações dos irmãos.

Ainda contam, na Jamaica, com uma rádio local online para evangelização, um ministério literário e um ministério escolar, no qual irmãos e irmãs das assembleias constroem relacionamentos com as escolas, e fazem devocionais e conversas com grupos mais jovens, encorajando para irem às escolas dominicais e aos acampamentos.

Esse foi um breve resumo do que o Senhor tem operado na Jamaica, todavia pedimos orações, para que o Senhor continue sustentando Seu ministério na ilha.

Abraços de sua equipe DLC

Participantes do acampamento de jovens no ano de 2022