E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que [Abrão] voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.

Gênesis 14:17

CONTINUAR FIRMES E VIGILANTES

Abrão tinha conquistado uma bela vitória sobre Quedorlaomer, o rei de Elão, e os reis aliados a ele. E olha que sua tropa tinha apenas 318 homens! Foi de fato um feito e tanto. Mas a alegria por esse sucesso extraordinário fazia com que Abrão corresse o perigo de atribuir a vitória a si mesmo. Alguém já disse: “É bom vencer; melhor ainda é permanecer vitorioso”. É isso que Efésios 6:13 quer dizer:

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. Isso significa: não descanse sobre os louros da vitória! Continue vigilante e firme — trajando toda a armadura de Deus!

Foi exatamente isso que Abrão fez. Por isso, também não se mostrou nem um pouco receptivo à atraente oferta do rei de Sodoma de dar-lhe todos os despojos da guerra.

Para Abrão, foi bom que, lá no vale de Savé, tenha encontrado primeiro Melquisedeque, o rei de Salém. Este foi ao seu encontro para abençoá-lo em nome de Deus. Dessa forma, Abrão recebeu força espiritual para rejeitar a proposta do rei de Sodoma.

Fortalecido e firmado por Melquisedeque, Abrão esperava no “Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra”. E a resposta de Deus à confiança de Abrão foi: “Sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão” (Gênesis 14:22-23; 15:1).