Sugestão DLC

AS DISPENSAÇÕES

Queridos leitores,

Vocês sabiam que na linguagem cristã, comumente chamamos de dispensações ou mordomias aos diferentes períodos da história da humanidade? As épocas não são distinguidas pelos grandes acontecimentos que retêm a atenção do mundo, mas sim pelos períodos caracterizados pelas revelações que Deus fez aos homens e pelas disposições que tomou para com eles em sua soberana administração.

Muitas vezes, a leitura da Palavra de Deus nos coloca perante situações que nos parecem muito distantes das nossas circunstâncias atuais. Aparecem à nossa frente homens de épocas muito antigas, que viveram em civilizações bastante diferentes da nossa. Deste modo, pode surgir a seguinte pergunta em nossa mente: Em que medida aquilo que lhes foi dito, e o que foi pedido, e o que aconteceu com eles, está relacionado a nós? Na realidade, trata-se de uma pergunta fundamental.

No Antigo Testamento, há relatos históricos, bem como prescrições relacionadas ao serviço divino, que têm para nós o valor de exemplos, eles são figuras das coisas que estavam por vir. É uma forma de ensinamento de extrema riqueza que Deus deseja nos dar… Ao lermos a Bíblia, necessitamos de discernimento espiritual para saber se seus ensinamentos estão diretamente relacionados a nós, ou não. Neste último caso, trata-se de saber qual é a correta aplicação que podemos fazer dela.

As sete dispensações:

  1. Inocência – foi a época em que o primeiro casal humano se alegrava nas bênçãos do paraíso de Deus aqui na terra, o jardim do Éden, sem ter a convicção do bem e do mal. Esse período foi abruptamente interrompido pela introdução do pecado.
  2. Consciência – se estende desde Adão, após sua queda no pecado, até Noé, compreendendo, segundo a contagem de tempo bíblica, um espaço de aproximadamente 1656 anos. Nesse período, Deus ainda não havia estabelecido ordens quanto à convivência dos seres humanos, nem regulamentado o relacionamento deles com Deus. Mas, pela queda no pecado, o homem recebeu – e Deus já havia previsto isto – a consciência, a ciência do bem e do mal, tornando-se, na expressão do próprio Deus, “como um de nós, sabendo o bem e o mal” (Gn 3:22).
  3. Governo humano – Deus entregou ao homem – a Noé – a espada, para que fosse mantida a ordem e a moral na terra (Gn 9:3-7). Essa dispensação estendeu-se de Noé até Abraão, um período de 450 anos. Para estabelecer um limite a violência do homem, Deus de certa forma confiou o governo – até então de Sua alçada exclusiva – à mão do homem, “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado…” (Gn 9:6).
  4. Promessa – a promessa é encontrada como princípio dominante da parte de Deus. Deus conduziu Abraão de Ur dos caldeus até Canaã e prometeu fazer dele uma grande nação… Mais tarde, Deus prometeu um filho a Abraão… E esse filho é uma figura maravilhosa de algo muito maior: Cristo.
  5. Lei – compreende o tempo de Moisés até Cristo – um período aproximado de 1420 anos. Essa época toma o maior espaço nos ensinamentos do Antigo Testamento e se reveste de extraordinária importância. A lei, outorgada ao povo de Deus – Israel – sob a forma de ordenanças, propagou uma clara luz sobre os pensamentos e a natureza de Deus e contém excelentes indicações acerca de Cristo e sua obra (determinações dos sacrifícios…).
  6. Graça – época presente, na qual vivemos, a dispensação cristã. Começou no dia de Pentecoste (At 2) e terminará com o arrebatamento da Igreja (1 Ts 4:15-17). Esta época é a mais importante e a mais elevada nos caminhos de Deus, no que se refere à forma pela qual o ser humano pode obter sua salvação: é a era da Igreja nesta terra; a era na qual Deus convida os pecadores a sair deste mundo, a fim de conduzi-los à sua maravilhosa luz.
  7. Reino milenar – começará com a aparição do Senhor em poder e glória (Ap 11:15-18) terminando com o grande trono branco (Ap 20:10-15), no qual os mortos que não aceitarem a Cristo pela fé serão julgados e lançados para sempre no lago de fogo.

E após isso, estaremos para sempre com nosso Salvador, gozando da vida eterna.

Quer dominar esse assunto com propriedade? Sanar todas as dúvidas que possam existir sobre a divisão das dispensações? Então acesse nossa loja virtual e adquira já seu exemplar. Afinal, um resumo de 2 páginas não abrange todas as 175 páginas do livro. E lembrando, somente neste mês de julho, se você comprar acima de R$50,00, você ganha de brinde este livro maravilhoso por causa da promoção de férias de julho no DLC, não perca essa oportunidade.

Com carinho,

Sua equipe DLC.