Agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações.

1 Pedro 1:6

POR UM POUCO

O apóstolo Pedro escreveu esta carta a cristãos judeus. Eles moravam dispersos em várias províncias do império romano, vivendo como estrangeiros, sem direito à cidadania (cp. 2:11). Ao se tornarem cristãos, essa descrição passou a ser duplamente aplicável a eles. Esses cristãos tinham uma vida difícil. Sua fé estava sendo provada. Tinham de suportar “várias tentações” — perseguidos como cristãos, eram combatidos como hereges por seus próprios conterrâneos.

Mas Deus não os esquecera. Ele também não se esqueceu de você, que está passando por uma prova de fé. Que encorajamento Deus oferece aos que são provados? A tentação dura “um pouco”! Só Deus, que conhece a extensão da eternidade e a brevidade do nosso tempo aqui na terra em relação a ela, pode dizer isso. Ele sabe muito bem que para nós esse tempo de provação não parece nada curto, mas Ele quer dirigir nosso foco para o céu e para o tempo de alegria e felicidade perfeita que nunca acabará.

“Sendo necessário…” — Você talvez não saiba por que a sua vida está como está, mas lembre-se: Deus sabe! E Ele não comete erros. O Senhor disse aos cristãos provados de Esmirna: “Tereis uma tribulação de dez dias” (Apocalipse 2:10). Nove dias não teriam sido suficientes para Ele alcançar Seu objetivo, e onze talvez tivessem sido demais. Também a você o Senhor não envia mais do que o necessário. E nunca se esqueça do alvo de Deus: “para que a prova da vossa fé… se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:7).