Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.

Hebreus 11:22

UM EXEMPLO DE FÉ NA VIDA DE JOSÉ

Pouco antes de morrer, José fez com que os seus irmãos lhe prometessem que, quando saíssem do Egito, levariam consigo seus ossos, para enterrá-los em Canaã. Então quando Deus libertou Israel da escravidão, Moisés cumpriu a promessa: levou consigo os ossos de José, e depois de quarenta anos de caminhada pelo deserto, o povo por fim os enterrou em Siquém, já na terra de Canaã (Gênesis 50:24-26; Êxodo 13:19; Josué 24:32). Talvez achemos estranho o fato de José ter feito esse pedido em relação a seus restos morais, mas o Espírito Santo providenciou o registro disso para nos ensinar.

José é um exemplo de fé: estava convencido de que Deus levaria Israel para a terra que “jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó”. E, mesmo sendo o segundo homem mais importante no Egito, não era essa nação que fazia seu coração bater mais forte. O luxo e a glória do Egito perdiam o brilho diante da esperança da ressurreição! Por isso, José não deu atenção às “coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (Gênesis 50:24; 2 Coríntios 4:18). Durante a caminhada pelo deserto, os ossos de José lembravam os israelitas que ele estava morto — mas também que Deus tinha prometido levá-los de volta à sua terra. Penso que a Ceia do Senhor faz algo parecido, ao dirigir nosso olhar para trás — lembrando-nos da morte do Senhor Jesus —, mas também para frente, para a nossa firme esperança no Céu. Lá estaremos com Ele e não precisaremos mais desse símbolo. “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Coríntios 11:26).