Romênia & Moldávia

Como o tempo passa! Já estamos no sexto mês do ano de 2022! E como todo início do mês, temos um novo motivo para a Agenda de Oração, ou melhor, dois motivos. Esse mês estaremos orando pela Romênia e pela Moldávia.

A Romênia é um país com pouco mais de 19 milhões de habitantes localizado na Península dos Bálcãs, e sua capital é a cidade de Bucareste. Seu território é marcado pela presença da cordilheira dos Cárpatos.

O território romeno faz divisa com a Moldávia, a nordeste. Espremida entre a Romênia e a Ucrânia, a República da Moldávia é um país pequeno e empobrecido da Europa Oriental. Sua população não chega a 3 milhões de pessoas. Mas até esse número é superestimado devido à emigração em massa. A pequena Moldávia recebeu mais de 450 mil refugiados da Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país vizinho, no final de fevereiro. O país é produto da dissolução da União Soviética em 1991.

Os próximos parágrafos foram retirados e adaptados da revista Christian Service Bulletin, versão publicada em maio de 2022. O texto original foi feito por Paul e Renate Meijer, da Irlanda do Norte.

“Depois de quase dois anos sem ver os irmãos da Romênia, Paul teve a oportunidade de os visitar. Neste tempo, Bryan Baptiste também estava na Romênia, e eles puderam fazer algumas visitas juntos. Logo depois, Paul esteve visitando a Moldávia. Vale ressaltar que devido os conflitos entre Ucrânia e Rússia, muitos moldavos também estão sendo afetados, principalmente por alguns ataques que ocorreram na Transnístria, um estado separatista da Moldávia, não reconhecido internacionalmente. A Transnístria é pró-Rússia. O hotel moldavo onde os visitantes da Romênia se hospedavam foi transformado em um centro de refugiados para ucranianos. Foi de partir o coração ver as mães e crianças ali – sozinhas, sem seus maridos e pais – chorando nas ruas, sentadas em algum lugar apenas olhando para o nada…

Na Romênia, geralmente há um grande interesse em ir às reuniões de ministério da Palavra. Em Craiova, o Senhor está fazendo um grande trabalho: muitos se atentaram ao Evangelho durante a pandemia, e muitos foram salvos. O irmão Emanuel Munteanu (com quem Paul costuma viajar) visita Craiova mensalmente para estudos bíblicos que são frequentados por muitos crentes de várias denominações. Ele — e os santos de Craiova — certamente valorizariam suas orações por este trabalho.

O tempo que estivemos em ambos os países, foram momentos de bênção e encorajamento mútuos. Normalmente, éramos convidados para uma refeição após as reuniões da noite, e geralmente muitos estavam presentes. E esses momentos de comunhão eram uma ótima oportunidade para discutir mais sobre as Escrituras e responder perguntas. Durante os dias que estivemos lá, pudemos visitar diversas localidades nos dois países, e ainda tivemos a oportunidade de participar da conferência de jovens realizada na Moldávia.

Falando um pouco sobre o trabalho literário na região, podemos mencionar que ao longo dos últimos 18 meses, o trabalho de literatura expandiu-se gradualmente. Além de ‘The Christian Explorer’, que é publicado quatro vezes ao ano em inglês e francês e distribuído em mais de 25 países, mais de 6 títulos foram impressos em menos de 1 ano. Que Deus possa continuar dando forças e suprindo as necessidades para este trabalho. 

Trabalhamos também em uma nova edição de um folheto evangelístico, ‘Últimas Questões’, de John Blanchard, do qual 10.000 cópias foram impressas na África do Sul e entregues ao Centro Bíblico em Randburg hoje. Quando a guerra na Ucrânia começou, pedimos permissão ao editor para também fazer uma reimpressão deste livreto em ucraniano e disponibilizá-lo gratuitamente. Nós mesmos imprimimos alguns milhares de cópias. Muitos milhares já foram distribuídos e os crentes continuam pedindo mais. Como é bom ver que a partir de toda a miséria com esta guerra, Deus produz algo bom. Já ouvimos muitas histórias de pessoas sendo salvas por meio desses folhetos: refugiados vindos da Ucrânia, pessoas na própria Ucrânia e também pessoas de outras partes da Europa.

Em novembro do ano passado, nossa impressora digital quebrou. Não esperávamos substituí-la a curto prazo, mas consertá-la era simplesmente muito caro, e não foi possível. Inicialmente pensamos em ficar sem impressora, especialmente quando uma copiadora local (gerida por crentes) se ofereceu para fazer toda a nossa impressão a preço de custo. Depois de fazer isso por algumas semanas, ficou claro que essa não era uma situação ideal. O Senhor sabia disso, é claro, e nos fez chegar alguns donativos que nos ajudaram a comprar uma impressora para substituir a antiga. Foi-nos oferecida uma impressora usada (dois anos) a um preço muito razoável, com baixo custo operacional. Isso reduziu o preço de custo dos produtos impressos, mas a qualidade da impressão aumentou! Também foi possível comprar alguns outros equipamentos usados ​​a baixo custo, o que agora nos permite imprimir muito mais internamente, especialmente tiragens menores, de até 2.000 cópias (incluindo as revistas ‘The Christian Explorer’). Com o enorme aumento nos custos de impressão em papel e offset, tornou-se mais econômico imprimir por conta própria, incluindo folhetos e calendários mensais. O Senhor sabia exatamente o que era necessário! Embora tenhamos ficado muito desapontados quando nossa antiga impressora quebrou, agora, olhando para trás, podemos ver a mão de Deus, abrindo a porta para novas possibilidades! É incrível ver como Ele sabe o que é melhor e como Ele provê exatamente no momento certo.”

Contamos com suas orações pelo que tange a Romênia e a Moldávia, e para mais informações, não hesite em nos contatar.

Sua equipe DLC.