Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram...?

Hebreus 2:3

A NEGLIGÊNCIA QUE NOS LEVA À PERDIÇÃO

À primeira vista, nem sempre parece que a negligência é um erro tão grande. Isso depende das consequências que dela resultam. A negligência em um pequeno reparo manual, por exemplo, é menos séria do que quando uma enfermeira não fornece o medicamento prescrito para um paciente que irá sofrer em decorrência dessa negligência.

No versículo citado acima é uma questão de quem não se atenta para “uma salvação tão grande”, isto é, aqueles que fracassam em prestar atenção à oferta de salvação de Deus. Eles podem não ser escarnecedores ou ímpios. Eles adiam continuamente de tomar uma decisão diante de Deus e aceitar o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador. Pode que seja a intenção deles fazer isso em algum momento, mas não agora. Por ora, eles deixam a questão da salvação de lado.

A salvação é “grande” porque ela é um presente de Deus e pode salvar até o mais culpado dentre nós. Ela é grande porque nos concede a vida eterna, demandando nada mais de nós do que a fé no Senhor Jesus Cristo e na Sua obra de expiação.

Consideremos as consequências que a negligência pode ter! Ela não pode ser comparada com quaisquer problemas financeiros ou de saúde que nós podemos experimentar durante a nossa vida na terra — a questão é: estar separado de Deus eternamente. Ao procrastinar, corre-se um risco muito grande; o que seria uma decisão temporária, de fato pode acabar sendo permanente.