Mianmar

Mianmar encontra-se no sudoeste asiático, e seu território faz fronteira com a Tailândia, Laos, Bangladesh, China e Índia. Tem uma população de cerca de 54 milhões, sendo a maioria de língua birmanesa, embora outras línguas também sejam faladas.

Para contextualizar, no dia 1º de fevereiro de 2021 o país sofreu um golpe de Estado, após uma eleição geral em que o partido NLD (National League for Democracy) de Aung San Suu Kyi venceu. Os generais apoiaram o partido da oposição, que exigiu uma nova votação, alegando fraude generalizada. No entanto, a comissão eleitoral disse que não havia evidências para apoiar estas alegações. Frente a isto, os militares não reconheceram a legitimidade do pleito e o Exército, conhecido como Tatmadaw, ocupou o Senado e o Parlamento, declarando estado de emergência. Os principais líderes do governo foram detidos.

O que começou como desobediência civil agora se transformou essencialmente em uma guerra civil em Mianmar, que se estende já por aproximadamente 450 dias.

Os próximos parágrafos foram retirados e adaptados da revista Christian Service Bulletin, versão publicada em abril de 2022. O texto original foi feito pelo irmão Daniel Bubenzer.

O sofrimento em Mianmar

O país continua em guerra civil.

Recentemente um irmão de Southern Chin ligou para o irmão Timothy, e ao ser indagado se eles ainda podiam realizar reuniões durante a guerra, ele disse: ‘Os irmãos têm confiança de que o Senhor virá em breve, então a cada reunião o salão está cheio; não há um único espaço vazio.’ Muitos de nossos irmãos em Mianmar estão em situações de guerra semelhantes. A situação caótica em que estão vivendo tem despertado a fé e a esperança na volta do nosso Senhor Jesus Cristo para buscar sua Igreja.

Recentemente, nosso irmão Timothy teve que visitar a família de um irmão que havia sido morto por um grupo militar. Ele havia se convertido apenas quatro meses atrás e Timothy tinha um vínculo forte com ele.

Em dezembro de 2021, eles estavam juntos, servindo ativamente ao Senhor. Timothy contou que um contingente militar veio à sua aldeia e pegou jovens capazes para se tornarem soldados. Por ele ter se recusado firmemente, foi morto no dia seguinte enquanto ia para tratar do seu cultivo. Ele foi baleado enquanto fugia pela estrada principal e sua perna direita foi brutalmente cortada. ‘Não foi possível fazer algo, exceto nos refugiar nos braços de nosso Senhor Jesus’. Dois dias depois de seu funeral, Timothy teve que realizar um casamento que, compreensivelmente, foi extremamente difícil para ele depois do que acabara de testemunhar.

O cunhado de Timothy trabalha como missionário perto da cidade de Mindung, na Divisão Magway. Sua aldeia de 15 casas foi atacada recentemente. Alguns aldeões foram mortos e outros presos. Ele conseguiu escapar com alguns outros e se esconderam na floresta por mais de um mês. Então, com a ajuda de crentes, ele finalmente conseguiu chegar a Yangon, onde está seguro agora.

Certamente devemos continuar orando fervorosamente por nossos queridos irmãos em Mianmar, que continuam a suportar a mais longa guerra civil atual.”

Que possamos estar orando por esta nação, pela situação em que se encontra. A guerra sempre traz resultados trágicos. Oremos pelas famílias que perdem entes queridos, pela fé dos nossos amados irmãos, e que eles nos sirvam de exemplo, para que possamos nos apegar na volta de nosso Senhor Jesus, porque breve Ele vem!

Com abraços fraternais, sua equipe DLC