Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor; desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas... Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? O que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?

Isaías 51:9-10

OS CAMINHOS DE DEUS

Em tempos de tribulação, os crentes podem sempre recapitular as provas da bondade de Deus no passado. Isso irá fortalecê-los, para que também no presente continuem confiando nEle e em Sua misericordiosa intervenção. Muitas vezes, Deus ajuda de forma espantosa — diferente do que nós pensamos. Basta lembrar dos israelitas parados diante do mar Vermelho com os egípcios em seu encalço. Se naquele momento alguém tivesse lhes perguntado se seriam salvos, poderia ser que eles apenas dissessem: “Talvez Deus vá abrir um caminho para nós que contorne o mar”.

Mas a salvação de Deus para eles era justamente o “fundo do mar”. Esse seria o caminho que eles teriam que passar. Essa ideia não teria ocorrido a nenhum ser humano; e ninguém teria sido capaz de abrir tal passagem. Mas este foi o caminho de Deus, a salvação mais surpreendente possível.

Hoje o Senhor também irá preparar um caminho para nós em meio às provações que ameaçam nos sufocar. Talvez Ele até esteja planejando transformar a própria dificuldade em caminho, no qual poderemos andar passo a passo; inicialmente talvez de forma tímida, mas depois com crescente confiança e firmeza. Por fim, tudo levará a um emocionante louvor, como aconteceu com o povo de Israel às margens do mar Vermelho. “Desperta!” — com essas palavras, os israelitas fiéis invocaram seu Deus e apelaram para o Seu poder. E Ele lhes respondeu: “Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal?” (v. 12).