Ucrânia

Situação atual dos irmãos e irmãs na Ucrânia – até onde conhecido em 01 de março de 2022

Amado irmãos e irmãs no Senhor,

diariamente nos são feitas perguntas a respeito da situação dos nossos irmãos na fé na Ucrânia. Por isso nos parece bem repassarmos algumas informações, levando em conta a dinâmica da situação e as mudanças diárias.

Desde o dia 24 de fevereiro, estamos quase que diariamente em contato com os irmãos de lá. Temos conhecimento de 7 testemunhos locais da Igreja com os quais temos comunhão prática. A irmandade mais atingida está em Luhansk, Soledar e Irpin – todos locais de reunião pequenos. Em Luhansk não há mais acesso por lado da Ucrânia.

Os irmãos nos escrevem de que estão permanecendo tranquilos e confiantes no Senhor. Até agora, não foram atingidos fisicamente, embora isso pode mudar rapidamente. Alguns nos escrevem de que fazem uso da oportunidade dada pelo Senhor para divulgarem com mais veemência o evangelho.

A maior ajuda que podemos fornecer à irmandade nesse momento é a oração por ela. Tentamos enviar uma ajuda financeira: chegou lá. Os irmãos ainda estão em condições de poderem fazer uso disso, contudo os bens que podem adquirir estão cada vez mais escassos. Como as coisas continuarão, somente o Senhor o sabe.

Os nossos irmãos escrevem a respeito de continuadas batalhas, disparos de mísseis, incêndios e alarmes aéreos por sirenas. Os postos de gasolina apresentam longas filas; a provisão em todo o país tanto de alimentos quanto de medicamentos aparenta ficar mais escassa.

Um irmão jovem está fugindo com a sua esposa grávida e cinco filhos. Nas fronteiras, há longas filas de espera de até 40 quilómetros e mais. Na segunda à noite (28/02/2022), recebemos a alegre notícia de que a família chegou junto de nossos irmãos na Polônia. Alguns irmãos haviam se deslocado até a fronteira, para ali receber essa família fugitiva hiper cansada. Os próximos dias serão decisivos de como as coisas vão continuar. Os testemunhos locais da Igreja no Oeste do país, onde também se encontra o depósito de literaturas da editora GBV, experimentam ainda calma por enquanto.

A irmandade está preocupada, mas não em pânico.

É muito comovente vermos como irmãos da Rússia escrevem, via WhatsApp, a seus irmãos na fé na Ucrânia tanto orações quanto encorajamentos. Como o mundo em que nós, cristãos verdadeiros, vivemos, é diferente! A família de Deus não conhece fronteiras de países nem confrontos militares.

O que os nossos irmãos mais precisam são as nossas fervorosas, intensas orações.

Alguns irmãos da Polônia, da Romênia, da Eslováquia, e da Alemanha estão a caminho para prestar ajuda humanitária à enorme quantidade de fugitivos, que estão chegando. Isso propicia várias oportunidades para ajuda prática e conversas, nas quais pode ser repassada o consolo da Palavra de Deus.

Saúdam-nos os seus irmãos

Johannes Kogut e Frank Ulrich

Os pontos azuis mostram a localização aproximada onde existem testemunhos locais da Igreja que conhecemos.