Togo

A República Togolesa, popularmente conhecida como TOGO, é um país localizado na África Ocidental. Sua capital e principal cidade é Lomé. O idioma oficial é o francês, apesar de que a população togolesa utiliza diversas línguas regionais na comunicação diária como, por exemplo, o Iorubá, o Fon, o Kabiye e o Ewe. Mais de 50% da população segue crenças tradicionais africanas, e o restante divide-se entre 29% cristãos e 20% seguidores da religião muçulmana.

Os próximos parágrafos foram extraídos e adaptados da revista Christian Service Bulletin, versão publicada em fevereiro de 2022. O texto original foi escrito pelo irmão francês Jean-Marc Allovon.

Visitas a Lomé e “zona vermelha”

“Sylvie e eu (Jean-Marc Allovon) fomos para o Togo no final do ano passado (2021). As reuniões haviam sido canceladas devido a pandemia, mas Deus tem sido bondoso conosco, visto que foram autorizadas novamente um pouco antes de chegarmos no país. Então pudemos estar partilhando das verdades bíblicas com os irmãos ali. Estivemos em Lomé por alguns dias, e depois tivemos a oportunidade de visitar alguns irmãos mais novos na região da zona vermelha. Os planos iniciais não incluíam essas visitas arriscadas, uma vez que as autoridades não recomendavam que visitantes fossem a essas zonas de risco de terrorismo, mas Deus guiou todas as coisas. Muito amavelmente o irmão Fabrice Adediha se dispôs a nos levar até essa região em seu carro, visto que o carro que estávamos usando não parecia estar em condições suficientes para uma viagem tão longa e perigosa. Deus proporcionou maravilhosos momentos de comunhão com o irmão Fabrice e sua esposa, além dos irmãos que estávamos visitando. Visitamos uma aldeia, na qual nossos irmãos se reúnem, localizada aproximadamente 16 km mata adentro.

Por não dispormos de um hotel seguro na região, principalmente em relação aos ataques terroristas, viajávamos de Dapaong todos os dias para passarmos o dia com os irmãos da aldeia. As reuniões ocorriam embaixo de grandes mangueiras, uma vez que o salão foi destruído por uma tempestade. Eles demonstraram muito interesse e tinham várias perguntas acerca da Bíblia. Inclusive o chefe da aldeia foi batizado enquanto estávamos lá. Que alegria!

Visitas à região de Vogan

Depois de um dia de descanso em Lomé, estivemos alguns dias na região de Vogan onde, no passado, moramos por muitos anos. Em várias aldeias, pudemos rever muitos irmãos, os quais sempre é uma alegria visitar. Durante uma reunião aconteceu uma tempestade, ficamos sem energia elétrica e a água inundou parcialmente o interior do salão, mas ainda foi possível permanecer bem no centro dele. Por mais que eu tivesse sugerido ler somente alguns versículos, os irmãos insistiram que também os expusesse. Que a fé desses irmãos nos sirva de aprendizado, porque mesmo em situações adversas, eles demonstraram sede pelo evangelho. Na volta acompanhamos algumas irmãs que moram em aldeias remotas, e felizmente estávamos com um carro que era capaz de lidar com os buracos e a lama.

Com o irmão Yaovi Sessi, diretor da biblioteca de Lomé, conhecemos o irmão Emmanuel Atsonglo que deseja abrir uma biblioteca perto de sua casa em uma das lojas que construiu. Ele voltou recentemente da Nigéria, onde trabalhou como construtor e ladrilhador. Lá ele esteve envolvido na distribuição de Bíblias e literatura cristã, juntamente com os irmãos locais. Isso despertou nele o desejo de continuar esse serviço em Vogan, sua região de origem. O irmão Edoh Amégan, que era o responsável pelo evangelismo e distribuição de literatura, foi levado ao lar pelo Senhor alguns meses atrás, e nos dá muita felicidade saber que Deus tem colocado no coração do irmão Emmanuel vontade e disposição para continuar com esse trabalho.

Escola cristã

Em Vogan, Sylvie e eu também visitamos uma escola primária particular, que foi comprada por um irmão de Lomé, Koffi Aziamblé, para que o evangelho fosse pregado para as crianças. Koffi confiou a direção da escola a outro irmão da região, Jonas. Este, junto com outros dois professores, que também são cristãos, se dispuseram a ensinar e pregar o evangelho para os pequeninos.  Visitamos as salas de aula e ficamos muito felizes em ouvir os alunos recitando versículos e cantando canções cristãs. Que Deus possa estar abençoando!