Dia da Mulher

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e MULHER os criou.”

Gênesis 1:26 e 27

Quão maravilhosa é para você, MULHER, saber que foi feita a imagem e semelhança de Deus?

Quão importante é o seu papel como filha, irmã, mãe, trabalhadora, empreendedora, evangelista, como é importante o seu papel como MULHER na sociedade de hoje, e principalmente, no reino de Deus! Quão maravilhoso é contemplar mulheres na Bíblia que foram fundamentais para o cumprimento da vontade de Deus, entre essas, podemos citar:

Sifrá e Puá, as parteiras hebreias, temeram a Deus e não obedeceram a Faraó, quando este ordenou que matassem todos os meninos que nasciam. Que exemplo de mulheres, com um papel muito importante na sociedade, e correndo o risco de perder tudo. Elas não hesitaram em desobedecer a Faraó por serem tementes a Deus, e quão maravilhoso é ler que “Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte”. Que reflexão maravilhosa! Através de duas MULHERES o povo se tornou muito forte (para saber mais leia Êxodo 1:15-22).

Através da vida de Raabe podemos ver a grande graça de Deus. Raabe ouviu falar de Deus e de Seus feitos, e de que Ele abençoaria o Seu povo. Ela acreditou neste Deus e buscou refúgio nEle. Ela aceitou a mensagem que ouviu e creu nela como verdadeira. E quão maravilhoso é ler sobre a sua fé se tornando visível em seu comportamento. Ela acolheu os espiões e, dadas as fortes muralhas de Jericó, não era compreensível que Raabe mudasse de lado e esperasse que Israel tomasse a cidade. Não foi a lógica humana que guiou a Raabe — foi a sua fé. Que maravilhoso ler que uma MULHER se tornou um exemplo de fé prática:  “E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?” (Tiago 2:25 – para saber mais leia Josué 2 a 6).

A profetisa Ana não se deixou levar pelas circunstâncias. Ela, viúva de 84 anos, era firme nas suas convicções. Se ela tivesse olhado ao seu redor, haveriam tantos motivos para tristeza e desânimo. Havia decadência entre o povo de Israel, o povo de Deus – fruto de uma longa história de incredulidade e infidelidade! Que exemplo de MULHER! Independente da situação, ela procurou a presença do Senhor. Que lindo é lermos que “ela não se afastava do templo… servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia… dava graças a Deus e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém”. Que exemplo de MULHER disposta a servir todos os dias, mesmo em idade avançada (para saber mais leia Lucas 2:36-38).

Outro maravilhoso exemplo de companheirismo, amizade e convicção é dado por Rute. Noemi perdeu seu esposo e seus filhos em um curto espaço de tempo, a ponto de Noemi achar que o Senhor havia descarregado contra ela a Sua mão, mas Deus em toda sua plenitude e misericórdia tinha preparado uma verdadeira amiga que andaria e se manteria com ela: Rute. Rute se apegou a Noemi: “Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti”. Que convicção tinha essa MULHER: estabeleceu e assumiu um compromisso. Com o seguir da história vemos que Rute foi atrás de alimento para as duas, demonstrando sua compaixão, sua atitude, sua prontidão em servir, sua preocupação de suprir as duas, seu interesse em cuidar de Noemi. A história fica cada vez mais interessante. “E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra”. As pessoas viam e falavam do bom exemplo que era Rute. E a história não acabou por aí. Depois de se casar com Boaz, Rute concebe um filho, o qual ela entrega a Noemi, e esta a ajuda a criá-lo. Imagine a alegria no coração de Noemi em ter aquela criança no colo. Que exemplo de lealdade e amizade podemos observar na vida desta MULHER (para saber mais leia Rute 1 a 4).

Quantas outras MULHERES e seus feitos encontramos na Bíblia? Abigail, MULHER de bom entendimento e formosa, evitou uma guerra, pois se apresentou diante de Davi com presentes (1 Samuel 25). Débora era profetisa e julgava Israel (Juízes 4). Ester salvou o povo judeu de uma cilada de Hamã (Livro de Ester). Tabita era reconhecida como discípula de Cristo, além de ser exemplo em suas boas obras – fazia túnicas para as viúvas –  e dava esmolas (Atos 9:36-40). Febe é recomendada por Paulo, porque servia a igreja em Cencréia, além de ser uma hospedeira exemplar (Romanos 16:1-2). Priscila arriscava sua própria cabeça pela vida de Paulo (Romanos 16:3-4). Lóide e Eunice foram lembradas por causa da fé não fingida (2 Timóteo 1:5). E quantas outras MULHERES não foram importantes para Deus?

E é por isso que nós da equipe do DLC queremos desejar um abençoado e feliz DIA INTERNACIONAL DA MULHER, e para comemorar com vocês, qualquer compra realizada no dia 08/03/2022 levou de brinde um livro “Estudos sobre o livro de RUTE”.