Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.

Romanos 10:9

A NOVA VIDA: A SALVAÇÃO (2)

Se a luz divina iluminar minha consciência, não poderei pensar mais que minha vida é correta e que posso agradar a Deus o bastante para ir para o céu. A luz de Sua Palavra mudará meus conceitos: “Não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:22-23). “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” (Efésios 2:1). “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23), e não somente a morte física, mas também a eterna separação de Deus. O arrependimento conduz à fé em nosso Senhor Jesus Cristo. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2:8). A fé na Palavra de Deus aceita que “Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8), ou seja, que Ele morreu em nosso lugar: “Jesus, nosso Senhor; o qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação” (Romanos 4:24-25). Ninguém é salvo pelas boas obras que pratica: “Deus, nosso Salvador… não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou” (Tito 3:4-5). É um grave erro pensar que é necessário, de alguma maneira, completar a obra de Cristo em relação aos nossos pecados, fazendo boas obras que nos trarão méritos (Efésios 2:9).

No entanto, depois da salvação, as boas obras devem se manifestar como fruto natural do Espírito Santo. Fomos “criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

(Continua)