Grécia

Estimado leitor, chegamos a um novo ciclo, a um novo mês, o último mês do ano; que oportunidade de olhar para trás e agradecermos a Deus por Ele ter nos guiado até aqui! Por tudo o que passamos, podemos afirmar que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). E falando em um novo mês, temos também uma nova matéria para a agenda de oração. Estaremos orando para…

GRÉCIA

foto ao lado: campo de refugiados na ilha grega de Lesbos.

A Grécia é um país que se encontra no sul do continente europeu, especificamente no sul da península dos Bálcãs. Os mares Egeu, Mediterrâneo, Jônico e de Creta banham o país. Este possui uma extensão territorial de 132 mil km², incluindo milhares de ilhas, sendo Creta a maior delas. O país conta com mais de 10 milhões de habitantes, e a maioria está concentrada na região da capital, a cidade de Atenas.

Entretanto, hoje vamos abordar um tópico um pouco diferente acerca desse país. Qual? Os refugiados na Grécia.

Os próximos parágrafos foram extraídos e adaptados da revista Christian Service Bulletin, versão publicada em novembro de 2021. Os relatos originais foram feitos pelos irmãos Pascal Ruel e Paul Hallal, ambos franceses.

Visitando Refugiados na Grécia

Cristãos refugiados da África organizam regularmente reuniões cristãs na maioria dos campos de refugiados na Grécia. Em março de 2020, o irmão Pascal foi colocado em contato com irmãos que estavam nos campos de refugiados nas ilhas de Cós e Samos. Isso lhe permitiu manter contato a distância de forma regular (conversas acerca da Palavra de Deus): inicialmente com indivíduos e depois com grupos. Essas conversas continuaram, principalmente por meio de um grupo WhatsApp criado pelo irmão Roger – refugiado congolês. Em março de 2020, Roger estava no acampamento na ilha de Cós e foi o primeiro contato de Pascal nesta ilha.

O propósito de Roger, ao criar esse grupo, era continuar a edificação dos crentes depois que ele se mudou para o campo de Nea Kavala em maio de 2020. O grupo tem funcionado diariamente. Foi então quando os irmãos sentiram a necessidade de visitar esses campos de refugiados, para animá-los e ajudá-los espiritual e materialmente.

Nea Kavala

foto ao lado: campo de Nea Kavala

Esta é uma vila que está localizada a cerca de 50 km ao norte de Tessalônica e a 15 km da fronteira com a Macedônia do Norte. Com a ajuda do irmão Roger, as autoridades concederam a permissão para entrar no acampamento poucos dias antes da chegada. Nesse acampamento, os irmãos realizaram cinco reuniões, nas quais eles apresentaram um pouco das verdades fundamentais da Palavra de Deus (a Pessoa e a presença do Espírito Santo no crente, perdão eterno e perdão paternal, garantia de salvação, o retorno do Senhor, além do evangelho).

Os encontros individuais e em pequenos grupos foram extremamente valiosos para explicar mais acerca do evangelho para os que tinham dificuldade, além de esclarecer algumas verdades bíblicas e encorajar os irmãos e irmãs que passam por muitas dificuldades. Os irmãos e irmãs do acampamento não medem esforços para traduzir as reuniões em inglês, encorajando os refugiados a aprender o idioma para facilitar o intercâmbio com outros cristãos, uma vez que eles têm pouco contato com cristãos que falam sua própria língua. Entretanto, os irmãos puderam fornecer recursos (literatura e um link para acompanhar as reuniões semanais) em persa.

Tessalônica

Em seguida, os irmãos passaram uma semana em Tessalônica. Foram recebidos pelo casal Ruben e Alfonsina, com quem Pascal mantinha contato há vários meses. Esse casal havia morado por quase dez anos na França, na região de Toulouse, e então decidiu se mudar para a Grécia com seus filhos para servir ao Senhor entre os refugiados. Os irmãos visitaram dois campos de refugiados (Diavata e LagKadakia). Entre os diversos encontros individuais e em pequenos grupos, conheceram refugiados interessados no evangelho e na verdade, oriundos do Iraque, Congo, Camarões, Afeganistão e outros países. 

Atenas

Roger, Pascal e Paul estiveram juntos em Atenas, onde se encontraram com 2 grupos de cristãos, os de língua árabe e os de língua grega. Eles visitaram o irmão Kamal, que presta serviço entre os refugiados de língua árabe em geral, mas os irmãos conseguiram colocá-lo em contato com alguns dos cristãos de língua árabe em Atenas. Eles visitaram o acampamento Eleonas em Atenas, onde foram realizadas 3 reuniões ao ar livre, com a presença de cerca de 80 pessoas. Os encontros também foram veiculados nas redes sociais. O tempo restante em Atenas foi ocupado por encontros com pequenos grupos dentro e fora do acampamento Eleonas.

_________________________________________________________________________________

Para finalizar, queremos ressaltar, como pedido de oração, que o Senhor esteja providenciando para as necessidades materiais e espirituais desses refugiados, que são imensas. Muitas vezes, eles são deixados sem informação alguma acerca do resultado da solicitação de “asilo” (proteção concedida por uma nação para alguém que tenha deixado seu país nativo como um refugiado) e a maioria deles não pode trabalhar legalmente durante esse período. Além disso, a barreira do idioma e a crise econômica são os principais obstáculos para encontrar trabalho na Grécia. Quase nenhuma das crianças vai à escola e o acesso aos cuidados de saúde é muito difícil para muitos dos refugiados. O futuro muitas vezes parece sem esperança do ponto de vista humano, e eles realmente precisam de encorajamento para não se concentrarem em seus problemas, mas no Senhor.

Apesar disso, eles têm uma grande sede da Palavra de Deus (eles têm reuniões quase todos os dias) e perseveram na oração. Por isso queremos recomendar essas almas às suas orações, especialmente para que o evangelho seja compreendido e aceito por aqueles que ainda não foram convertidos, e para que aqueles que foram convertidos recebam o ensino de que precisam, e para que Deus esteja levantando homens e mulheres que sirvam, não somente na Grécia, mas em outros países espalhados pelo mundo, porque “a seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros” (Mt 9:37).

E se tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco.

A sua equipe do DLC