Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.

Salmo 136:1

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 136)

Todas as maneiras pelas quais Deus trata com Sua criação têm origem em um só motivo: Sua misericórdia que dura para sempre. Tal misericórdia é vista nas “grandes maravilhas” realizadas a favor do homem, antes mesmo que ele existisse, quando Deus criou todo o ambiente que propiciaria a vida e a sobrevivência da raça humana (vv. 4-9). É como uma mãe que prepara com todo amor e carinho o quartinho do bebê durante a gestação.

Do versículo 10 em diante, podemos ver o amor de Deus resplandecendo na obra da redenção. Em figura, ela é mostrada na saída do Egito e na tomada de Canaã. Com gratidão, todos os redimidos do Senhor podem declarar no versículo 23: Deus “se lembrou de nós em nosso abatimento”!

É surpreendente o uso da expressão “sua misericórdia dura para sempre” nos versículos 10, 15, 17-20. Contudo, não nos esqueçamos de que até o castigo dos ímpios está relacionado aos planos amorosos que Deus tem para com os Seus, bem como para o Reino que virá. Isso explica os versículos 8 e 9 do Salmo 137. Os homens falam vagamente sobre “um Deus bonzinho”. Mas aqueles que conhecem o Deus dos deuses, e Senhor dos senhores (vv. 2-3), sabem que o Senhor é bom, e sua misericórdia dura para sempre!