Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.

1 Tessalonicenses 5:18; Romanos 8:28

UMA FORMA DIFERENTE DE VER AS COISAS

Um pregador britânico do século XVII, Matthew Henry, foi atacado por alguns criminosos que roubaram a sua bolsa. Ele comentou sobre o assunto em seu diário, acrescentando estas palavras: “Eu sou grato a Deus que não fui roubado antes; porque eles levaram a minha bolsa e não a minha vida, pois embora fosse a minha fortuna, não era muito e, acima de tudo, sou grato por ter sido aquele que foi roubado e não aquele que roubava”.

Ali estava um homem que apreciava o valor relativo das coisas. Nosso desejo é compreender primeiramente a atitude de um cristão que praticava o que ele pregava aos outros. Ele colocou em prática a instrução bíblica: sejamos agradecidos por todas as circunstâncias, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis. Observe que ele não agradeceu a Deus por ter sido vítima do assalto, mas que tinha um motivo para ser grato mesmo no incidente incômodo que havia experimentado. Isso não é estoico nem masoquista, mas um reconhecimento da forma como Deus manifesta a Sua bondade. Embora permita adversidades em nossa vida, Ele demonstra que permanece o Deus de graça.

Charles Haddon Spurgeon escreveu: “A fé enxerga um ganho em cada perda, uma alegria em cada sofrimento”. Se essa for a nossa visão nas provações que Deus permite que aconteçam em nossa vida, a paz substituirá a amargura. E nós devemos ser capazes de adorá-Lo em todas as circunstâncias da nossa vida.