Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena?

Romanos 8:33-34

O VEREDITO DE DEUS É IMUTÁVEL

O curso demorado de um processo legal pode significar anos de incerteza para os acusados, enquanto passa por vários estágios até que o veredito final seja pronunciado. Por outro lado, quando se refere ao veredito de Deus acerca dos Seus eleitos, não encontramos essa incerteza opressiva.

Os primeiros capítulos da Epístola aos Romanos nos mostram como um pecador é condenado. Se ele, entretanto, confessar seus pecados e crer no Senhor Jesus e em Seu sangue, ele é pronunciado livre de toda a culpa. O versículo de hoje expressa a finalidade dessa absolvição. Um recurso contra esse veredito é impossível: “É Deus quem os justifica”. O veredito final já foi declarado há muito tempo pelo mais elevado de todos os tribunais. Para qualquer pessoa que crer na Palavra de Deus e aceitar o sacrifício expiatório do Senhor Jesus e as promessas de Deus para Si mesmo pela fé, não existe mais a menor incerteza.

Há, porém, ainda o acusador dos irmãos (cf. Apocalipse 12:10; Zacarias 3:1-5), que se esforça para trazer uma acusação acerca deles diante de Deus. Mas essa acusação é inadmissível diante do supremo Juiz, “É Deus quem os justifica”. O Seu veredito não pode ser revisto. Mas o que acontece frequentemente é a tentativa do inimigo de levar os filhos de Deus a se autoincriminarem e terem dúvidas. Então precisamos nos apoiar firmes e conscientes na Palavra de Deus. Por exemplo, nos versículos de Romanos 8 e, portanto, devemos desmascarar e rejeitar as insinuações do diabo como sendo mentiras.