As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa... dois anos antes do terremoto. Ele disse: O Senhor bramará... os prados dos pastores prantearão, e secar-se-á o cume do Carmelo.

Amós 1:1-2

O PROFETA AMÓS (1)

Deus é soberano. Ele escolhe a quem quer para servir-Lhe e nem sempre escolhe aqueles que nós consideramos os mais qualificados. 1 Coríntios 1:26-29 nos ensina que Deus escolhe as coisas loucas, as frágeis, as desprezíveis, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante Ele.

Vemos isto no caso de Amós. Ele era um humilde pastor de ovelhas e colhedor de figos silvestres em Tecoa, uma cidade de Judá próxima de Belém (cf. cp.7:14-15). Deus o enviou para além da fronteira, em direção a Betel em Israel — o reino das dez tribos. Em Betel Deus aparecera certa vez a Jacó, fazendo-lhe maravilhosas promessas. Mas Betel já tinha sofrido uma grande degradação desde então. Ali, o rei Jeroboão I havia levantado um dos bezerros de ouro que tinha feito, e Betel caiu ainda mais com Jeroboão II, vindo a ser “o santuário do rei” (cf. Amós 7:13-15). As severas mensagens de Amós, vindas da parte do Senhor, não eram bem-vindas ali!

Amós profetizou durante vários reinados de reis maus, os quais prosperaram tanto em Judá como em Israel. Externamente tudo parecia bem, mas o Senhor viu a verdadeira condição das coisas. Amós começou sua forte e severa mensagem de juízo com as palavras: “O Senhor bramará de Sião”. Sua mensagem é datada “dois anos antes do terremoto”. Um poderoso e memorável terremoto, que ainda foi lembrado depois de 300 anos, quando Zacarias o menciona em relação com a chegada do juízo ao final da tribulação (Zacarias 14:5). (Continua)