Ouvi esta palavra...: De todas as famílias da terra... vos punirei por todas as vossas iniquidades.

Amós 3:1-2

O PROFETA AMÓS (2)

Nos primeiros capítulos de sua profecia, Amós anuncia sucessivamente o juízo do Senhor sobre: Damasco e Síria; Gaza e os Palestinos; Tiro; Edom; Amom Moabe; Judá e, por último, Israel. Deus faz notória a maldade que havia observado em cada uma destas nações. A maior parte do restante do livro se dedica à controvérsia do Senhor com Seu povo Israel, aqueles que haviam estado em uma posição especial quanto a sua relação com Ele por séculos. Nos faz recordar que, quanto mais próxima for nossa relação com o Senhor, maior é nossa responsabilidade perante Ele!

O Senhor não apenas falou por meio de Seu profeta Amós, Ele queria que Seu servo entendesse o que e por que Ele o estava fazendo. Desde que Deus colocou nossos primeiros pais no jardim que havia preparado, Ele tem desejado ter comunhão com os Seus. Enoque andou com Deus; Noé andou com Deus; Deus teve comunhão com estes servos e também falou por meio deles. Assim foi com Abraão, com Moisés, com Davi e com muitos outros também. No Salmo 103:7 lemos: “Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel”.

Vemos que, quando Deus informa a tais servos fiéis a respeito dos juízos, Ele deseja que eles clamem em nome de Seu povo. Assim que Amós suplica a Deus pelo seu povo, no capítulo 7:1-6, “o Senhor se arrependeu disso. Não acontecerá”. Como deve ter agradado ao coração de Deus a súplica de Amós! Que nós também possamos orar por aqueles que se encontram afastados de Deus!

(Continua)