E veio a palavra do Senhor a Jonas... dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive... Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis.

Jonas 1:1-3

O PROFETA JONAS (1)

Muitos livros dos profetas registram alguns acontecimentos das vidas dos autores misturados com suas profecias. Sem dúvida, o livro de Jonas faz o contrário, concentra-se no trato do Senhor com Seu profeta rebelde, dedicando um espaço mínimo à sua profecia.

Os judeus não apreciavam este profeta de Gate-Hefer, na Galileia (2 Reis 14:25) — o reino das dez tribos. Contudo, o Senhor Jesus citou a experiência de Jonas no ventre do grande peixe como uma figura do Seu próprio sepultamento e ressurreição (Mateus 12:39-41). Sem dúvida, como é o caso de muitos outros exemplos, Jonas é um real contraste de nosso bendito Senhor.

O Senhor Jesus veio por Sua própria vontade ao mundo, onde seria maltratado e crucificado, para buscar e salvar aos que estavam perdidos (Lucas 19:10). Ele não veio para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele (João 3:17). Diferente de Jonas, que se levantou para fugir da presença do Senhor, toda a vida do Senhor Jesus foi uma vida de obediência à vontade de Deus, Seu Pai. De Jonas, lemos que agiu algumas vezes por vontade própria e em desobediência a Deus; nosso Senhor “humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:5-8). Jonas pagou uma passagem para fugir de Deus, já o Senhor Jesus pagou o preço de nossa salvação.

(Continua)