Então lhe disseram:... Donde vens?... E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. Então estes homens se encheram de grande temor.

Jonas 1:8-10

O PROFETA JONAS (2)

Somos conscientes do quanto nossa vida afeta a outros, inclusive àqueles com os quais temos pouco contato? Jonas, dormindo no porão do barco, nem se deu conta do que a tripulação sofria por causa dele. Uma poderosa tempestade ameaçava destruir o barco. A carga do navio foi lançada ao mar, mas não ajudou! Os marinheiros oravam — cada um a seu próprio deus! Jonas foi despertado e questionado acerca de quem era, de onde vinha e do seu Deus. Suas respostas assustaram aos marinheiros, porque Jonas lhes disse que fugia da presença do Senhor!

Que Deus assombroso era o seu: o Deus do céu, do mar e da terra firme! Pode alguém realmente escapar da Sua presença e conhecimento? Parece que Jonas havia se esquecido do Salmo 139, no qual Davi declara a impossibilidade de tal coisa. Hoje em dia, nós os crentes, temos que santificar ao Senhor em nossos corações, e estar sempre preparados para apresentar defesa a todo aquele que nos pedir a razão da esperança que há em nós; devemos fazê-lo com mansidão e reverência, e com uma boa consciência (1 Pedro 3:15-16). Pobre Jonas! Sua consciência quanto a isso não era boa!

Os marinheiros remaram em vão, tentando evitar ter que lançar Jonas ao mar como ele lhes havia dito que fizessem. Eles pediram e receberam misericórdia, e quando parou a tormenta, ofereceram sacrifícios ao Senhor.

(Continua)