Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração [de Uzias] até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.

2 Crônicas 26:16

A ARROGÂNCIA DE UZIAS

O relato sobre o rei Uzias, de Judá, conta que ele foi “maravilhosamente ajudado”, até se tornar muito forte (vv. 8,15). Essa ajuda maravilhosa só poderia ter vindo de Deus. E Uzias sabia disso muito bem, pois durante muito tempo “fez o que era reto aos olhos do Senhor” (v. 4). Por gratidão, deveria ter continuado servindo a Deus com fidelidade e dedicação. Mas, com o passar do tempo, ele se acostumou de tal forma à bênção de Deus que seu coração “se exaltou” (v. 16); começou a se achar mais importante do que era e teve a ousadia de executar tarefas para as quais Deus chamara e santificara apenas os sacerdotes. Além disso, em seu orgulho, Uzias ficou irado com os homens que o enfrentaram para defender as ordens e a honra do Senhor. Deus não podia ignorar isso, e o rei arrogante ficou leproso pelo resto de sua vida. Foi obrigado a morar sozinho em uma casa isolada, e não podia mais entrar nem mesmo no pátio da casa de Deus (v. 21).

É terrível quando uma pessoa que não conhece Deus peca contra Ele de forma consciente e orgulhosa. Mas é ainda pior quando um de Seus filhos fica arrogante e passa a ignorar Seus mandamentos, ou deliberadamente dilui a Palavra de Deus! O que Deus espera de nós é humildade e obediência irrestrita à Sua Palavra. Submeter-se voluntariamente à autoridade de Deus e de Sua Palavra conta com uma bênção especial. Dessa forma, experimentaremos — como aconteceu com Uzias no começo do seu reinado — sua proximidade e “maravilhosa ajuda”.