Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.

2 Coríntios 8:9

Uma pobreza que enriquece

Talvez nos pareça estranho que um pobre possa enriquecer alguém, mas foi justamente isso que o Senhor Jesus fez por nós. Veio para nascer numa pobreza extrema: “Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura” (Lucas 2:12). O mundo não Lhe ofereceu outro lugar. Foi “desprezado, e o mais rejeitado entre os homens… e não fizemos dele caso algum” (Isaías 53:3). Nunca teve moradia fixa. Certa vez, uma pessoa quis segui-lo, e Ele lhe respondeu: “As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lucas 9:58). Ele, o Criador do universo, não teve nada quando esteve nesta terra. Aceitou que O ajudassem. Como tomou o último lugar, se fez totalmente acessível. Se colocou a serviço de todos (pobres, ricos, enfermos, possuídos por demônios, pessoas feridas pela vida…) para satisfazer de maneira perfeita a necessidade de cada um. Fez muito bem a todos, mas libertou principalmente os que sofriam devido ao peso de seus pecados. Não ofereceu bens perecíveis, pelo contrário, deu-lhes algo que tem muito mais valor: a paz com Deus e tranquilidade para o coração e a consciência.

Ainda hoje o Senhor Jesus oferece o mesmo a todos. Aquele que deposita sua confiança nEle e aceita para si mesmo o valor de Seu sacrifício expiatório, recebe o perdão de seus pecados e a vida eterna. Uma riqueza de tamanha magnitude só pode vir dEle! Mesmo que na terra fosse pobre e desprezado, sofrendo por amor de nós, Ele é eternamente Deus, o Deus de toda graça. Desprezaremos “as abundantes riquezas da sua graça”? (Efésios 2:7).