Lucas 8:16-25

Ninguém pensaria, depois de acender uma candeia, em cobri-la com um vaso ou em pô-la debaixo duma cama. Assim também, como “filhos de luz”, o nosso propósito de estar aqui neste mundo é fazer com que as virtudes d’Aquele que é a Luz resplandeçam com muita clareza nas trevas deste mundo (V. 16; Mateus 5:14; 1 Pedro 2:29).

Quando Sua mãe e Seus irmãos vêm a Ele, o Senhor aproveita a ocasião para falar uma vez mais daqueles que “ouvem a palavra de Deus e a praticam” (v. 21; 6:47). São estes os únicos que podem afirmar ter um relacionamento com Ele.

A cena do Senhor Jesus adormecido no barco no-LO apresenta como Homem, cansado depois de uma jornada de trabalho. Mas, alguns instantes mais tarde, a ordem que dá ao vento e às ondas revela-O como Deus soberano. Os discípulos, possuídos de temor e admiração, exclamam: “Quem é este…?” (v. 25). Várias vezes temos ouvido esta pergunta (V. 25; 5:21; 7:49). Em outros tempos, Agur a formulou: “Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa?” (Provérbios 30:4). Este que “até aos ventos e às ondas repreende” e que revela Seu poder aos discípulos de pequena fé é o Filho de Deus, o Criador. Seu poder hoje não mudou. Mas, e a nossa fé?