Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Gálatas 5:14

OS JOVENS PRECISAM DE AMIZADE E AMOR

  Uma reportagem impressa, escrita por uma importante figura da área da ciência da educação, foi publicada, recentemente, sob o título acima. O autor chegou a conclusão que os jovens do século XXI anseiam por: “amizade, amor e atenção”. Ele considerou essas coisas como uma atitude positiva com relação à vida, mas admitiu que: “não podemos ignorar o fato que precisamos mudar nosso modo de pensar”. Ele afirmou que muitos jovens não têm um conceito concreto de responsabilidade social e que, dificilmente, estão preocupados com lealdade e caridade.

  Esse é o ponto central: desejar amor é insuficiente quando a pessoa deseja o mesmo apenas para si.

  O verdadeiro amor envolve doar-se. A partir desse fundamento, um relacionamento firme pode se desenvolver excedendo aquilo que o cientista entende como “responsabilidade social”. O próprio Jesus Cristo disse: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20:35). Esse é o amor de Jesus Cristo por nós. É o amor que O fez sofrer e morrer na cruz do Calvário, de tal modo que todos os que colocam sua fé nEle alcançam o perdão de seus pecados e a paz com Deus. O salmista descreveu os sentimentos de Jesus desse modo: “Em recompensa do meu amor são meus adversários… e me deram mal pelo bem, e ódio pelo meu amor” (Salmo 109:4-5).

  Todos os que são ganhos por esse amor e confessam seus pecados diante dEle pertencem a Ele e podem dizer: “Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). Estamos diante de um vínculo indissolúvel por toda a eternidade.