Guatemala
É um país localizado no oeste da América Central. Seu território é cortado por duas cordilheiras, a Serra Madre e a Serra dos Cuchumatanes, com picos e vulcões que ultrapassam 4 mil metros de altitude. Como fator de curiosidade, podemos citar que essa região abrigou o principal centro da civilização Maia, dos séculos IV ao IX.
Alguns dados do país:
Extensão territorial: 108.889 km².
Localização: América Central.
Capital: Cidade da Guatemala.
Clima: Tropical.
Idiomas: Espanhol (oficial), e línguas indígenas regionais.
Religião: Cristianismo 95,3%, sem religião ou ateísmo 4,1%, outras 0,6%.
População: 18.269.094 habitantes.
Segue um texto adaptado da revista Christian Service Bulletin, versão publicada em maio de 2021, enviada por Jean-Pierre e Simone Cuendet, Montezillon, Suíça:
“Na Guatemala, nos encontramos com o irmão Adam Eliseo Herrera (38 anos), que há algum tempo mantinha contato com os editores da revista “Creced” e “Ediciones Bíblicas” para receber literatura. Estou me correspondendo com ele há mais de um ano. Em sua busca por escritos baseados na Palavra, ele também teve contato com vários outros irmãos com quem temos comunhão, especialmente na América do Sul. Seu pai, Arcenio Herrera (81 anos), recebia a revista “Creced” há cerca de 25 anos. Quando suas forças começaram a diminuir, ele entregou sua coleção a seu filho Adam Eliseo e lhe pediu que entrasse em contato conosco.
O irmão Adam Eliseo mora na Cidade da Guatemala e se reúne com cinco pequenos grupos geograficamente distantes uns dos outros, que mantêm comunhão uns com os outros. Eles se retiraram de um grupo de reuniões abertas há cerca de 40–50 anos, por entender que o princípio de independência das assembleias locais não estava de acordo com as Escrituras. Seu pai Arcenio tinha sido muito ativo naquela época em visitar e encorajar os que se separaram. Ele é um irmão muito apreciado entre eles. Dois anos atrás, ele foi atropelado por um carro e a lesão no seu tornozelo ainda não cicatrizou. Seu filho quer divulgar as verdades sobre a unidade do Corpo, que são pouco conhecidas em seu país, e nos pediu literatura para fazê-lo.
Durante a nossa estadia, foi possível visitar três destes grupos:
- Na Cidade da Guatemala (dois casais, mais uma irmã idosa)
- Em Palín, perto da capital (cerca de dez irmãos e irmãs)
- Em Retalhuleu, de seis a sete horas da capital em direção à costa do Pacífico (40 irmãos e irmãs)
Esses irmãos não recebem visitas do exterior há muitos anos e se sentem isolados. O Espírito de Deus fez uma grande obra neste país a partir da década de 1920, por meio de um irmão chamado Carlos W. Kramer. Vindo de uma formação presbiteriana, ele tomou conhecimento nos Estados Unidos de várias verdades acerca da reunião ao redor do Senhor Jesus e as divulgou na Guatemala por meio da revista “Contender por la Fe”. A Guatemala agora tem quase 600 testemunhos locais que afirmam se reunir ao Nome do Senhor, divididas, infelizmente, em quatro grupos distintos.
Missão nas prisões
Por muitos anos, o irmão Ruben Rivera distribuiu o calendário da “La Buena Semilla” nas prisões dos grandes centros urbanos do país. Nosso irmão Jean-Marc André o visitou em 1997, quando ele esteve na Guatemala. Tendo que visitar as prisões como parte de sua profissão (advogado), o irmão Ruben fez questão de levar o evangelho por meio do calendário. Ele comprou primeiro uma caixa, depois duas e três, porque a procura era grande. Então, a “Ediciones Bíblicas” entrou em contato com ele e se ofereceu para lhe dar uma quantidade maior para distribuição gratuita. Hoje, quase 17.000 calendários estão sendo enviados do México para a Guatemala para essa finalidade. Uma equipe de 15 irmãos colabora com o irmão Ruben neste trabalho. Como são muitas as caixas para carregar (mais de 260 caixas), e como eles distribuem os calendários de célula em célula, em cada setor, é necessário ter várias pessoas para realizar esta tarefa. Eles têm uma grande felicidade ao perceber como os prisioneiros se alegram ao vê-los chegar com os calendários e como o Senhor está trabalhando nas prisões.
Com a pandemia, inicialmente pensaram que seria impossível fazer a distribuição anual. Mas quando souberam que os calendários seriam impressos e colocados à disposição deles, viram isso como um sinal de que o Senhor queria usá-los. Embora normalmente demore três meses para obter permissão das autoridades penitenciárias, eles receberam uma resposta positiva após apenas uma semana. Cheios de gratidão, eles foram com dois ônibus até a fronteira mexicana para recolher os calendários. Nas prisões do México, embora as visitas ainda não sejam permitidas (exceto de parentes) devido à pandemia, todos os calendários foram distribuídos por iniciativa dos próprios presos que obtiveram permissão direta das autoridades para que os calendários pudessem ser introduzidos junto com a comida.
Agradecemos as orações que nos acompanharam durante a nossa viagem. O Senhor nos protegeu de todos os perigos e voltamos com boa saúde. Ele está construindo Sua assembleia e permitindo que Seu evangelho seja proclamado.”