Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, e a ti cantarei louvores entre as nações.
Salmo 108:3
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 108)
“Quero acordar a alva” (v. 2). Tal como Davi, apreciemos o valor daqueles primeiros momentos do dia desfrutados em comunhão com o Senhor (veja Salmo 63:1). A experiência mostra que, se não tirarmos proveito desses momentos, a oportunidade não aparecerá novamente pelo resto do dia.
Os versículos 5 e 6 nos lembram de duas verdades que nunca deveríamos perder de vista em nossas orações: primeiro, que a salvação e as bênçãos do crente são inseparáveis da glória de Deus. Com frequência nos esquecemos disso quando oramos; só estamos preocupados, em nosso egoísmo, com o que nos diz respeito. Mas busquemos “em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Em segundo lugar, uma vez que já conhecemos o amor do Senhor pelos Seus, não nos esqueçamos de recorrer a Ele: “para que os teus amados sejam livres” (v. 6; veja João 11:3).
Do versículo 6 em diante, o salmo repete os versículos 5 a 12 do Salmo 60. Essa passagem se refere ao tempo em que Deus tomará novamente posse de toda a terra de Israel. Deus tem falado na Sua santidade (v. 7), e Suas primeiras palavras são: “Exultarei”. A alegria do Senhor é abençoar os Seus e permitir que compartilhem de Sua herança.