E, ao outro dia depois da páscoa, nesse mesmo dia, comeram, do fruto da terra, pães ázimos e espigas tostadas.

Josué 5:11

A PROVISÃO DE DEUS

Os israelitas acabaram de cruzar o Jordão no dia dez do mês de Abibe, a tempo para fazer os preparativos da Páscoa que celebrariam no décimo quarto dia. O que sucedeu foi uma cena de grande beleza que precisamos considerar.

Eles comeram dos frutos da terra quando ainda estavam impossibilitados de colher qualquer coisa, visto que era primavera. Eles comeram “pão e espigas tostadas” sem trazer um feixe dos primeiros frutos, pois eles comeram “espiga verde” (Levítico 23:10,14).

Para nós que cremos, o Jordão simboliza que nos identificamos com Cristo por meio da Sua morte e Sua ressurreição (Romanos 6:5). Para nós, Canaã é a terra da ressurreição, onde adentramos pela fé; é o reino das bênçãos celestiais onde entramos por meio do sacrifício de Cristo. Acaso não é um pensamento maravilhoso que Deus preparou há muito tempo algo que o Seu coração tinha planejado para nós, que nunca teríamos imaginado? Cada um de nós pode se alegrar sobre isso, até mesmo aqueles jovens na fé que talvez se tornaram conscientes desse fato pela primeira vez.

Quem transita nas regiões celestiais e contempla ao Senhor glorificado que está assentado à direita de Deus, é preenchido com Ele cada vez mais. Esse é o fruto que podemos trazer a Deus para glorificar Aquele que ressuscitou, simbolizado pelo feixe dos primeiros frutos em Israel.