Fazei isto em memória de mim.

1 Coríntios 11:24

TRAZER À MENTE

A tradução literal da expressão acima é “para Me trazer à mente”. A palavra “memória” significa “trazer à mente” (como um memorial), ou “lembrar, recordar”. Há três lições que podemos extrair deste versículo que poderão ser úteis para quem ama o Senhor. Primeiro, a Ceia do Senhor é apenas para quem é salvo, ou seja, para as pessoas cujos pecados foram expiados. Isso é evidente a partir do simples fato de que apenas quem é filho de Deus pode “trazer à mente” o sacrifício do Senhor Jesus. Pois como um não-salvo pode lembrar de algo que nem conhece?

Segundo, o Senhor Jesus é o foco da Ceia, pois é para trazer Ele à nossa mente que partimos o pão. Cada aspecto de Sua maravilhosa Pessoa é trazido diante de nós no partir do pão: Sua vida, Seus sofrimentos e morte, e as glórias que se seguem. Os adoradores não são o foco da reunião, e sim Cristo, que é tudo.

Terceiro, a singularidade dessa expressão. Ela aparece 3 vezes relacionada com a Ceia (Lucas 22:19; 1 Coríntios 11:24,25) e somente mais uma vez no Novo Testamento, em Hebreus 10:3 – “nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos” (ARA) – onde é usada para mostrar que os sacrifícios do Antigo Testamento eram uma lembrança contínua dos pecados. Os inúmeros animais sacrificados eram uma lembrança, trazida à mente do adorador, que seus pecados do ano anterior não foram expiados. Que contraste com o cristão! Quando estamos diante da Mesa do Senhor todas as semanas, lembramos que nossos pecados foram definitivamente expiados pelo sangue do Cordeiro de Deus, e jamais serão trazidos à memória!