Ele põe fim às trevas, e toda a extremidade ele esquadrinha, a pedra da escuridão e a da sombra da morte... Porém onde se achará a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? O homem não conhece o seu valor, e nem ela se acha na terra dos viventes... E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

Jó 28:3,12-13,28

O QUE O HOMEM NÃO PODE FAZER

Com a inteligência que Deus lhe deu, o homem realiza grandes maravilhas. Dia após dia, a mídia noticia e elogia suas realizações nos campos da ciência, tecnologia e cultura. No entanto, existem algumas coisas sobre as quais o homem não tem e nunca terá domínio, e que são de grande importância: ele não pode reviver qualquer um de seus dias; ele não pode evitar que as rugas apareçam em seu rosto e, quando a morte se aproxima, ele não pode mantê-la longe de sua casa por muito tempo. Outra coisa é de importância ainda maior: o homem não pode fazer desaparecer nem um único de seus pecados. Por mais honrada que sua vida possa ter sido — pelo menos na sua opinião e de seus companheiros — ele não pode alterar seu passado. Palavras frívolas ou ímpias que escaparam de sua boca não podem ser capturadas novamente. E quantas ações ocorreram durante sua vida que o fizeram corar, ou pensamentos que ele nunca iria transmitir a outras pessoas? Ele não pode eliminar nenhum deles; mas Deus conhece todos eles. O que pode ser feito com esse fardo? Como podemos enfrentar nosso santo Deus? Há apenas um caminho. Isso nos leva à cruz do Calvário. Somos salvos pela fé em Jesus Cristo e em Sua morte expiatória.