Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se preocupa, nem deixa de dar fruto.

Jeremias 17:7‑8

SÃO AS RAÍZES QUE IMPORTAM

Se você perguntasse qual é a parte mais importante de uma árvore, provavelmente obteria várias respostas. Alguns se refeririam às folhas, outros ao fruto ou mesmo ao tronco. O versículo bíblico de hoje destaca o significado das raízes. Eles dão à árvore a sua posição firme e, acima de tudo, extraem o alimento vital. Eles desempenham um papel importante no crescimento e na força da árvore.

Esta árvore representa alguém que confia em Deus, na verdade, para quem Deus é o epítome* da confiança. Acreditar em Deus significa aceitar tudo o que Ele diz como verdade. Confiar em Deus envolve saber que Ele nos ama e deseja apenas o melhor para nós. E temos bons motivos para confiar nEle! Na cruz, Ele mostrou o quanto nos ama ao dar Seu Filho por nós.

A comparação com a árvore deixa claro como se origina a confiança em Deus. Existe uma conexão entre as raízes, a água e a saúde de uma árvore. Água significa a Palavra de Deus. Quem se voltou para Deus e aceitou Jesus Cristo como seu Salvador pessoal pela fé é “plantado junto às águas”, por assim dizer. A Palavra de Deus teve efeito em seu coração e O levou a colocar sua fé no Redentor. Disto procede a confiança, que nunca será desiludida.

* Síntese, conteúdo, resumo.