Pela fé Moisés... recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus... tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito.

Hebreus 11:24-26

QUAL É A NOSSA FORMAÇÃO?

Durante quarenta anos Moisés viveu no palácio do Faraó. Não foi tempo desperdiçado, teve seu valor — mas os anos de reclusão em Midiã foram ainda mais preciosos, impagáveis. Moisés pode ter completado sua formação no Egito com louvor, adquirindo um vasto conhecimento — mas os “tesouros do Egito” não o qualificavam para o seu trabalho no futuro. Empalideceram diante da comunhão tranquila com Deus — lá onde o próprio Senhor tratou de educar e formar Seu servo.

Podemos ser bem-sucedidos na escola e na profissão. Mas será que também já fomos alfabetizados na escola de nosso Mestre? Estudo e formação são importantes em nossa sociedade, e podem ser úteis nas mãos de Deus — mas não produzem discípulos nem nos qualificam para o ministério do Senhor. Quem quiser ser um discípulo do Mestre precisa ter habilidades que só podem ser aprendidas na comunhão silenciosa e pessoal com o Senhor. Qualquer pessoa que deseja servir a Deus precisa lembrar disso.

E acaso o próprio Senhor Jesus não é o melhor dos exemplos? Ele era o Filho de Deus; quando se tornou homem, mostrou desde cedo que se sentia à vontade nos assuntos de Seu Pai (Lucas 2:49). Mesmo assim, passou 30 anos na casa do carpinteiro de Nazaré antes de começar Seu ministério. O tempo passado em silêncio foi dez vezes mais longo que o do Seu ministério público a seguir. E mesmo então Ele continuava se recolhendo e se afastando das pessoas para ficar sozinho com Deus.