Porém eu disse: Em vão tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus.

Isaías 49:4

TRABALHAR COM FIDELIDADE

Essa profecia a respeito de Israel começa com o servo “Israel” e então passa para um Servo que queria levar Israel de volta ao Seu Deus, mas sem sucesso. Reconhecemos este segundo Servo como o “Servo de Deus”, nosso Senhor Jesus. Deus concede-nos um vislumbre da alma de Seu Filho, que tinha se tornado verdadeiro homem, com emoções que conhecemos bem. Ao enviar Seu Filho, Deus estabeleceu um novo começo com Israel: “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se compraz a minha alma” (cp. 42:1). Ele serviu a Deus com total fidelidade e entrega. “Eis que venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade” — este foi Seu lema de vida da manjedoura até a cruz (Hebreus 10:9). E Deus agradou-se muito disso. Mas aqui ouvimos um lamento desse Servo fiel: “Em vão tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças”. Ele tinha sido incansável em Seu trabalho. Com todas as Suas forças e grande empenho, trabalhou junto ao povo de Israel — muitas vezes, de manhã cedo até tarde da noite. “Quantas vezes” quis “ajuntar” os moradores de Jerusalém (Mateus 23:37). O “zelo” pela casa do Senhor O consumiu (Salmo 69:9). O resultado? Israel rejeitou seu Messias e até mandou crucificá-Lo. Deus não recompensa o serviço com base no sucesso, mas pela fidelidade com que foi realizado. O Senhor sabia disso. Mesmo assim, é uma experiência extremamente amarga quando a pessoa faz o que é certo com grande esforço e pelos motivos corretos, mas não obtém nenhum resultado visível. Nessas horas, é preciso ter uma fé forte no Deus que “pondera os corações” e “pesa as obras na balança” (Provérbios 24:12; 1 Samuel 2:3).