Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.

Provérbios 14:12

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 14:1-16)

A mulher sábia” está vinculada com sua casa (v. 1). Em nossos dias, nos quais as mulheres casadas sempre procuram desempenhar papéis em todas as esferas de atividade — menos em suas próprias casas –, é tempo de enfatizar esse ensino bíblico (Tito 2:5). Para a educação dos filhos, não é necessária toda a sabedoria divina? Até mesmo as tarefas domésticas, vistas pela maioria como monótonas e humilhantes, têm grande valor para o Senhor.

Vários versículos definem o que Deus chama de loucura. Ele não olha para isso do mesmo ponto de vista que o mundo (1 Coríntios 1:19-20). Uma das características do louco é zombar do pecado (v. 9). É a mesma coisa que desprezar a cruz, a qual é necessária para expiar o pecado; não há maior insulto a Deus que este.

O versículo 14 contrasta a alegria do incrédulo com a do redimido (cp. 13:9). A esperança do cristão mantém a alegria em seu coração, mesmo ao enfrentar dores. Ele pode estar ao mesmo tempo tanto entristecido quanto alegre (2 Coríntios 6:10). Contudo, o contrário é verdadeiro para o mundo: “Até no riso tem dor o coração” (v. 13). Essa alegria é pobre e sinistra, passageira, servindo para cegar a humanidade quanto ao terrível juízo que virá.