Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela. De novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Eclesiastes 11:6; 1 Pedro 1:23

FRUTO DO EVANGELHO

Depois da queda do Muro de Berlim em novembro de 1989, ainda havia muitos soldados soviéticos baseados na Alemanha Oriental. Os últimos retornaram para a Rússia apenas em agosto de 1994. Enquanto isso, os cristãos alemães esforçaram-se para alcançá-los com o Evangelho e oferecer-lhes o Novo Testamento em russo. Nem sempre era fácil conseguir acesso aos quartéis. Às vezes, os cristãos eram recebidos até mesmo de arma em punho. Quinze anos depois, um cristão alemão de Meerane, na Saxônia, viajou para a Sibéria, a fim de encorajar os cristãos daquela região. Um russo contou-lhe como tinha encontrado seu Salvador em Jesus Cristo. “Em 1990, servi como soldado na Alemanha. Em Meerane, alguém me deu um Novo Testamento de presente. Ao ler, reconheci que sou pecador diante de Deus. Jesus tornou-se meu Salvador. E agora posso anunciar o evangelho aos meus compatriotas”. Ao retornar para casa, o alemão conseguiu descobrir quem eram os cristãos que tinham distribuído os Novos Testamentos naquela época e contou-lhes o que descobrira na Sibéria. Muitas vezes, não ficamos sabendo do fruto trazido pela semente espalhada da Palavra de Deus. Mas, às vezes, Deus levanta o véu um pouquinho, para nos encorajar a continuarmos trabalhando para o Evangelho. E quando estivermos junto do Senhor, ficaremos pasmados com os muitos resultados que Deus terá produzido a partir dos nossos fracos esforços.