Colômbia

Querido leitor,

chegamos ao quarto mês do ano de 2022. E, como sabemos, um novo mês é acompanhado de uma nova Agenda de Oração. Para abril, escolhemos a Colômbia. Contextualizando um pouco, este é um país localizado no extremo norte da América do Sul. O país faz fronteira com o Panamá, Venezuela, Equador, Peru e Brasil. Colômbia tem uma população de aproximadamente 45,6 milhões de habitantes. Grande parte do território do país é influenciado pelo clima tropical, ou seja, as temperaturas são elevadas. Entretanto, nas proximidades dos Andes, as temperaturas são baixas, em razão das grandes altitudes. A religião principal da Colômbia é o cristianismo, sendo esse dividido entre católicos e protestantes, contudo há outras religiões que totalizam 1%, além dos que se declaram “sem religião”, que somam 2%.

Agora, para apresentar mais sobre a Colômbia, retiramos e adaptamos alguns parágrafos da revista Christian Service Bulletin, versão publicada em março de 2022. Os irmãos que estiveram visitando esse país foram Abert Blok (Canadá) e Hansruedi Graf (Suíça). O irmão Albert Blok é autor do interessante livrinho “Manual do Pastor” publicado pela editora DLC – Depósito de Literatura Cristã, e que trata do serviço pastoral sob uma perspectiva bíblica. Basta clicar aqui e está a poucos passos de seu exemplar.

“Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.”

(Atos 14:22)

“Nos últimos 20 anos, temos visitado a Colômbia e servido o Senhor juntos neste país. Nossa última viagem ocorreu em novembro de 2019. Depois veio a pandemia do Covid-19 e com o isolamento social muitas coisas mudaram e por dois anos não pudemos visitar os irmãos ali. No entanto, somos gratos ao Senhor que Ele abriu o caminho novamente para que pudéssemos visitar nossos irmãos entre os dias 3 e 23 Fevereiro de 2022. Os irmãos nos disseram que não receberam visitas nos últimos dois anos, nem do país, nem do exterior. Fizemos visitas a várias assembleias: Medellín, Popayán, La Sabana, Bello Horizonte, Cien Palos e La Paz en Cali, Felidia, La Paila, Ibagué, La Dorada, Guaduas e Bogotá. Foi uma alegria extrema ver os irmãos e irmãs novamente. Em quase todos os lugares fomos recebidos calorosamente e tivemos a oportunidade de ministrar a Palavra de Deus. Em algumas localidades, mesmo após o término da reunião, eles pediam para que acrescentássemos outra mensagem da Palavra de Deus. Em Cali, demos uma série de cinco palestras sobre Apocalipse 19–21. Agradecemos ao Senhor por Sua ajuda, e confiamos nEle que as bênçãos possam perdurar entre os santos dessas assembleias.

Infelizmente, nos deparamos com algumas dificuldades provindas do Covid-19. Em algumas das localidades, foram realizadas algumas alterações devido às exigências do governo, mas em outras eles continuaram a se reunir como antes, e isso tem gerado dificuldades entre os irmãos, até mesmo no sentido de recebê-los de visita. Foi extremamente triste nos depararmos com esta situação, e perceber que o diabo usou a pandemia para perturbar a paz e harmonia entre os irmãos. Pudemos conversar com muitos deles, tentando amolecer o coração dos irmãos referente às atitudes de uns contra os outros. Portanto, pedimos que orem para que nossos amados irmãos na Colômbia possam resolver os problemas em que se encontram e voltar a viver e caminhar em paz e unidade como eles faziam antes da pandemia. Também encontramos algumas dificuldades com as escolas administradas pelas assembleias em Cali, Ibagué e Puerto Boyacá. Elas têm sido uma bênção para muitos nos últimos 50 anos. Mas com as complicações, surge a pergunta se esse trabalho social deve continuar e, portanto, essa é outra questão para orarmos, para que os irmãos locais recebam a sabedoria de cima para lidar com essa situação. Às vezes o Senhor dá uma obra que deve ser iniciada; às vezes Ele mostra que um trabalho deve ser continuado mesmo em circunstâncias difíceis; e às vezes Ele mostra que uma obra chegou a Seu objetivo e deve cessar. Nós não podemos responder a essas perguntas, mas o Senhor é capaz de mostrar o caminho a ser seguido. Damos graças por termos sidos encorajados muitas vezes durante a viagem, pelas felizes ocasiões de comunhão com os santos de diferentes assembleias e pela alegria de nos vermos novamente. Pedimos que orem pelos irmãos e pelas assembleias nesse país, para que o Senhor os ajude nas suas dificuldades.”

Queremos ainda convidar os irmãos para refletir acerca das circunstâncias com que nos deparamos no pós-pandemia, principalmente com a flexibilização em diversos âmbitos. Você tem demonstrado amor, mesmo com os irmãos que pensam diferente de você? Você tem se desanimado, mesmo sabendo que Deus está no controle de todas as coisas? Você tem aproveitado e desfrutado da comunhão presencial depois de dois anos de isolamento social? Que os irmãos possam estar orando, sabendo que…

“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.”

(Hebreus 11:1-2)