[Abigail] lançou-se a seus pés [de Davi], e disse:... Agora, pois, meu senhor, vive o Senhor, e vive a tua alma, que o Senhor te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse”.

1 Samuel 25:24,26

ADVERTÊNCIAS

Ao fugir do idoso rei Saul, Davi foi separado de sua esposa, de sua família e de seu amigo Jônatas. Pouco depois, também perdeu Samuel, seu conselheiro paternal. Davi não sabia “o que Deus ia fazer dele”. Mas quando Saul cai em suas mãos, ele se recusa a matar o “ungido do Senhor”. Ele não quer interferir no trabalho de Deus, mas esperar pelo tempo do Senhor! (cp. 22:3; 24:6). Mas então encontra Nabal, que o insulta e trata com injustiça — e, de repente, o homem de Deus pensa em vingança e sai para matar seu inimigo. É aqui que encontramos Abigail, a esposa de Nabal! Ela vai ao encontro de Davi, que partiu em busca de vingança, lança-se aos seus pés e toma a culpa sobre si, para apaziguá-lo. E então lhe diz: “O Senhor te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse”. De onde essa mulher tirou tamanhas palavras de fé? Será que o relacionamento com Nabal lhe ensinara a confiar somente em Deus? Foi por isso que conseguiu confrontar Davi com tanta autoconfiança, insistência e convicção, advertindo-o a não fazer justiça com as próprias mãos? Davi reconhece que Deus lhe falara por meio dela, e volta atrás em seu caminho errado.

O que Paulo faz quando vê que Pedro e Barnabé “não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho”? Ele lhes “resiste na cara” e os repreende em público por seu procedimento errado (Gálatas 2:11,14). Sim, às vezes você e eu precisamos que outros cristãos nos confrontem e avisem a respeito do perigo quando tentamos esquecer ou deixar de lado a vontade conhecida, comprovada e revelada de Deus. Vamos prestar atenção a eles!