Em quem [Cristo]... vós estais depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

Efésios 1:13

SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO

Todos aqueles que pela fé creram no evangelho da salvação — a saber, que Cristo morreu pelos seus pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia — recebem o Espírito Santo. Ele é como um selo, gravado por Deus em cada verdadeiro crente. O que este ato de selar realmente significa para nós?

Em um certificado, o selo confirma que o documento é completo e genuíno. No que diz respeito aos crentes, o selo do Espírito Santo confirma que eles têm a salvação completa no Senhor Jesus Cristo; nada pode ser acrescentado a isso. Por outro lado, somente aqueles que têm recebido o Espírito Santo verdadeiramente pertencem a Cristo. “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:9). A pureza do crente é certificada pelo Espírito Santo.

Um selo também confirma a reivindicação de uma posse. Os cristãos pertencem a ninguém mais do que a Deus — nem a si mesmos nem ao mundo — eles são o próprio povo de Deus. As suas vidas devem, portanto, demonstrar que honram a Ele.

A presença do selo do Espírito Santo também significa segurança absoluta. Qualquer um que tenha fé em Cristo não somente pertence a Deus; ele também é protegido contra cada perigo. Ninguém pode roubá-lo da mão de Deus, seja no presente ou no futuro. O Senhor tem prometido isso, e o Espírito de Deus é a confirmação disso. Pois, por toda a eternidade o crente está sob a proteção do Deus Todo-Poderoso que também é seu Pai (cf. João 10:27-30).