Croácia

Que país é esse?

A República da Croácia é um dos países mais desenvolvidos da ex-Iugoslávia, depois de ter obtido sua independência no dia 25 de junho de 1991, por meio de um plebiscito. É um país europeu cujo território apresenta uma forma peculiar, parecida com uma ferradura, e faz fronteira com Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, além de uma fronteira marítima com a Itália, no mar Adriático. O território está situado ao leste do Meridiano de Greenwich, portanto, o país pertence ao Hemisfério Oriental. Na época do Novo Testamento a Croácia integrava o Império Romano.

O país é habitado por cerca de 4,4 milhões de pessoas e a capital nacional, Zagreb, é a cidade mais populosa, com aproximadamente 690 mil habitantes.

A religião predominante é o cristianismo, com aproximadamente 95,2%, enquanto outras religiões abrangem 2,4%, e por último, os sem religião e ateístas 2,4% da população da Croácia. Oremos para que de alguma forma estes venham a conhecer o nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo.

A imagem ao lado mostra a cidade de Split – ali fica um dos palácios de Diocleciano, imperador romano. Já a imagem principal mostra Dubrovnik.

Uma carta do irmão Danijel Lukic

Segue um trecho, adaptado, de uma carta enviada pelo irmão Danijel Lukic, publicada pela revista Christian Service Bulletin, em Julho de 2021. A carta tem como foco a literatura cristã e, a partir dos relatos do irmão, podemos ter ideia da importância desse tipo de literatura. Notamos ainda que muitas pessoas gostariam de crescer espiritualmente, mas esquecem que todo crescimento necessita de algum exercício e de boa alimentação. Para o crescimento espiritual não é diferente, precisamos de oração e leitura bíblica. E para isso também é importante a leitura de boa literatura cristã – literaturas que contenham um verdadeiro auxílio para compreender melhor os ensinos da Bíblia.

“Somos gratos ao Senhor, pois temos sido protegidos de todo o mal. Nossas reuniões puderam continuar sem obstáculos, apesar da pandemia e do coronavírus. O trabalho com a literatura também continua. Na primeira metade do ano, estive ocupado principalmente com a tradução e correção dos devocionais para o próximo ano, preparação dos textos para o periódico ‘Gratidão e Alegria’ (publicado quatro vezes ao ano) e a preparação do novo livro ‘Introdução ao Estudo da Profecia’, de M. Tapernoux, que pretendo publicar em breve. Também publiquei um novo livro: ‘Exposição da Carta aos Romanos’. Alguns livros que publiquei há dez anos precisaram ser reimpressos. É muito encorajador porque isso indica que os livros são procurados e lidos. Há dois anos, consegui reimprimir dois livros e, neste ano, outros dois.

Este mês, pude montar a primeira banca de livros ao ar livre em Rijeka. Os irmãos da cidade me apoiaram nisso e passaram quase o dia inteiro comigo. Algumas publicações foram distribuídas e tivemos algumas boas conversas. É triste perceber quantas pessoas idosas, que sabem muito sobre a Bíblia, são totalmente indiferentes à sua pecaminosidade pessoal e à salvação oferecida no Senhor Jesus. Tivemos uma boa conversa com três dessas pessoas, e cada uma delas levou consigo algo para ler. Que o Senhor abençoe Sua Palavra em seus corações; oremos para que estas pessoas venham a ser tocadas pela leitura e se interessem em obter o conhecimento da verdade.

As feiras do livro que aconteciam em Zagreb / Croácia e Belgrado / Sérvia, foram canceladas no ano passado, mas esperamos que ocorram este ano. Já me inscrevi para um stand na de Zagreb, que vai acontecer na última semana de setembro. A feira do livro em Belgrado está programada para o final de outubro, mas os formulários de inscrição ainda não estão disponíveis.

Agradeço pelas suas orações e apoio prático.”

Que possamos estar orando pela literatura que é distribuída ao redor do mundo, pela semente colocada em muitos corações, e para que Deus continue abençoando a vida do irmão Danijel Lukic, além de muitos outros que se dedicam em difundir o amor de Deus.

“E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.”

Atos 12:24

bandeira e território da Croácia

Se quiser contribuir a missão de forma geral, e com a divulgação de literatura sadia em específico, clique aqui.

Se quiser contribuir a missão de forma geral, e com a divulgação de literatura sadia em específico, clique aqui ou faça um PIX, usando o código ao lado